Sex, 15 de janeiro de 2016, 10:06

Exposição "Veredas da Terra" começa dia 20 de Janeiro no Hall da BICEN
Exposição "Veredas da Terra" começa dia 20 de Janeiro no Hall da BICEN
Cartaz da Exposição "Veredas da Terra"
Cartaz da Exposição "Veredas da Terra"

Exposição "Veredas da Terra"



O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e Grupo de Pesquisa Seminalis - CNPq/UFS convidam todos para a abertura da exposição “Veredas da Terra”.


O objetivo geral dessa exposição é divulgar a Espeleologia (Ciência que estuda as cavernas), utilizando como exemplo as cavernas sergipanas.


A abertura da exposição será dia 20 de janeiro, às 16h, e poderá ser visitada até 14 de março no Hall de entrada da Biblioteca Central – BICEN/UFS.


Horários de visitação:


Segunda a sexta: 07h – 22h


Sábado: 08h – 13h


A exposição também estará aberta para Visitas Monitoradas. As escolas interessadas em participar da visita com monitoria deverão agendar pelo e-mail: christianecrd@yahoo.com.br. A exposição está direcionada para crianças, jovens e adultos e as explicações serão pedagogicamente adaptadas de acordo com a faixa etária e o nível de escolaridade. As visitas poderão ocorrer às segundas, terças e sextas, nos turnos da manhã, tarde e noite. Para maiores esclarecimentos: 2105-6931.


A exposição é composta por ambientes e recursos de aprendizagem. A organização dos itens expostos cria a ambiência mista de Museu de História Natural e Galeria de Artes.


A exposição é um resultado social da tese “Memória Espeleológica: dinâmica ambiental e conservação” vinculada ao programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFS e apresenta produtos de projetos de: (1) Ensino - realizado com os alunos do 3º ano do CODAP/UFS (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe); (2) Extensão – Intercâmbio de práticas pedagógicas interescolares (CODAP/UFS – C.E.G. Roberto Santos) e História da Matemática (coordenado pela professora Silvânia da Silva Costa); e (3) Pesquisa – trabalhos realizados por docentes e discentes do PRODEMA/UFS, do DAGEO/UFS (Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia) e LBC/UFS (Laboratório de Biologia da Conservação).


A Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas, sua gênese e evolução, passando pela compreensão do seu ambiente físico, químico e biológico, assim como também dos meios e técnicas que são inerentes ao seu estudo. Essa ciência tem base metodológica e teórica interdisciplinar, uma vez que todos os aspectos relacionados ao ambiente interno e externo às cavernas são analisados.


A finalidade de elaborar uma exposição temporária com um tema regional, em que os visitantes podem interagir com o que está exposto deve-se à valorização da aprendizagem significativa, a qual tem como princípio que o indivíduo para aprender verdadeiramente precisa que o conteúdo seja o mais próximo de sua realidade (MOREIRA, 2006). Assim são associadas afetividade, estética e interatividade para auxiliar nessa contextualização.




Notícias UFS