Sex, 15 de janeiro de 2016, 10:06

Exposição "Veredas da Terra" começa dia 20 de Janeiro no Hall da BICEN
Cartaz da Exposição "Veredas da Terra"

Exposição "Veredas da Terra"

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e Grupo de Pesquisa Seminalis - CNPq/UFS convidam todos para a abertura da exposição “Veredas da Terra”.

O objetivo geral dessa exposição é divulgar a Espeleologia (Ciência que estuda as cavernas), utilizando como exemplo as cavernas sergipanas.

A abertura da exposição será dia 20 de janeiro, às 16h, e poderá ser visitada até 14 de março no Hall de entrada da Biblioteca Central – BICEN/UFS.

Horários de visitação:

Segunda a sexta: 07h – 22h

Sábado: 08h – 13h

A exposição também estará aberta para Visitas Monitoradas. As escolas interessadas em participar da visita com monitoria deverão agendar pelo e-mail: christianecrd@yahoo.com.br. A exposição está direcionada para crianças, jovens e adultos e as explicações serão pedagogicamente adaptadas de acordo com a faixa etária e o nível de escolaridade. As visitas poderão ocorrer às segundas, terças e sextas, nos turnos da manhã, tarde e noite. Para maiores esclarecimentos: 2105-6931.

A exposição é composta por ambientes e recursos de aprendizagem. A organização dos itens expostos cria a ambiência mista de Museu de História Natural e Galeria de Artes.

A exposição é um resultado social da tese “Memória Espeleológica: dinâmica ambiental e conservação” vinculada ao programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFS e apresenta produtos de projetos de: (1) Ensino - realizado com os alunos do 3º ano do CODAP/UFS (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe); (2) Extensão – Intercâmbio de práticas pedagógicas interescolares (CODAP/UFS – C.E.G. Roberto Santos) e História da Matemática (coordenado pela professora Silvânia da Silva Costa); e (3) Pesquisa – trabalhos realizados por docentes e discentes do PRODEMA/UFS, do DAGEO/UFS (Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia) e LBC/UFS (Laboratório de Biologia da Conservação).

A Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas, sua gênese e evolução, passando pela compreensão do seu ambiente físico, químico e biológico, assim como também dos meios e técnicas que são inerentes ao seu estudo. Essa ciência tem base metodológica e teórica interdisciplinar, uma vez que todos os aspectos relacionados ao ambiente interno e externo às cavernas são analisados.

A finalidade de elaborar uma exposição temporária com um tema regional, em que os visitantes podem interagir com o que está exposto deve-se à valorização da aprendizagem significativa, a qual tem como princípio que o indivíduo para aprender verdadeiramente precisa que o conteúdo seja o mais próximo de sua realidade (MOREIRA, 2006). Assim são associadas afetividade, estética e interatividade para auxiliar nessa contextualização.