Seg, 18 de dezembro de 2017, 17:09

Governo, Representação e revolução

Projeto de Pesquisa "Governo, Representação e revolução"

Coordenador do Projeto

Prof. Saulo Henrique Souza Silva

Grupo de Ética e Filosofia Política

Projeto 1)

O projeto será desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Sergipe. De forma mais específica, estará ligado ao Colégio de Aplicação e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia. A ideia é promover a discussão filosófica nos diversos níveis de formação, a saber, educação básica, graduação e pós-graduação.

O objeto de estudo que este projeto visa investigar está relacionado com as discussões da filosofia acerca das crises políticas de nossas sociedades contemporâneas. Ainda que a discussão parta de um determinado contexto histórico e social, como é o caso da Inglaterra do séc. XVII, ela enseja temas sempre atuais porque foi justamente nesse período que a filosofia de caráter mais revolucionária estava sendo desenvolvida face às constantes guerras civis e revoluções que agitavam a Grã-Bretanha naquele século. Se vivemos sobre o primado da defesa (quase) indiscutível dos valores democráticos centrados, entre outras coisas, na necessidade das populações assumirem o papel de protagonistas das decisões políticas, sobretudo, nas modernas nações ocidentais, ao tratarmos da extensão do poder político, dos direitos das populações e da dissolução dos governos, estaremos ao mesmo tempo abrindo a possibilidade de compreender o desenvolvimento desse debate na Europa Moderna, além de fazer uso dessa reflexão para analisar o contexto político e social brasileiro de instabilidade, agitações populares e crise do modelo representativo.

Alunos envolvidos:

Danilo Roberto dos Santos;

Raoni Fraga Abreu e

Victória Maria Silva Rodrigues (Colaboradora)

Entidade Financiadora

FAPITEC