Ter, 19 de dezembro de 2017, 15:12

Divulgação científica através e Webtiras digitais

Projeto de Ensino "Divulgação científica através e Webtiras digitais"

Coordenador do Projeto

André Oliveira Silva Jarske

As tirinhas em formato de histórias em quadrinhos (HQ’s) é um recurso que pode contribuir para a alfabetização científica dos alunos nas séries do Ensino Fundamental e Médio. Diversos estudiosos na área de educação e na área de Ensino de Ciências reconhecem o uso das HQs como um recurso didático de grande potencialidade pedagógica, podendo ser aproveitadas nas aulas de diversas disciplinas, possibilitando um aprendizado reflexivo e prazeroso nas salas de aula. Em particular, as tirinhas, que são histórias em quadrinhos de poucos quadros, onde há apresentação de personagens em diversas situações, tem representado um material didático com grandes potencialidades, devido as suas características de concisão, e por fazerem parte do universo infantil que revelam o seu fascínio pelo mundo através dos desenhos. As tirinhas elaboradas neste projeto procuram abordar diversos conteúdos das disciplinas da área de Matemática e Ciências da Natureza. Os argumentos das tirinhas sempre abordam diversas situações cotidianas do universo infantil do garoto Guga, e as explicações científicas do personagem Buba, seu animal de estimação. As histórias produzidas têm como desafio produzir um material que desperte a curiosidade do aluno, permitindo que ele seja capaz de refletir e formular suas próprias conclusões e deduções. Este material é utilizado em sala de aula para a leitura dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, podendo também ser utilizado no ensino a distância e é disponibilizado para diversos jovens através do site www.hqciencia.com e nas redes sociais.

Entidade Financiadora

FAPITEC