Ter, 19 de dezembro de 2017, 15:20

Revelando Talentos para a Matemática

Projeto de Ensino "Revelando Talentos para a Matemática"

Coordenador do projeto

Carlos Alberto Barreto

Professores Envolvidos

Marcos Antônio Silva Pedroso

Rigel Alves Rabelo de Oliveira

Silvânia da Silva Costa

Érica da Silva Jarske

Este projeto de ensino terá encontros semanais. São duas horas dedicadas aos alunos selecionados dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental (nível I), duas horas para os alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental (nível II) e outras duas horas dedicadas aos alunos escolhidos do Ensino Médio (Nível III). Todos os professores de Matemática acompanharão este projeto.

A dinâmica dos estudos realizados pelos alunos envolvidos nesse grupo se basearão no material disponibilizado no Portal da Matemática da OBMEP. Este portal oferece vídeo-aulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, material interativo e testes de Matemática que cobrem o currículo do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para ter acesso a este portal é necessário registrar-se, por isso, a nossa primeira atividade será registrar todos os alunos do projeto e explicar para eles como utilizá-lo.

Os professores também irão fazer o seu registro no Portal da Matemática e se cadastrarão como Orientador. Cada aluno cadastrado será acompanhado diretamente por um Professor Orientador, que terá acesso a todas atividades que estão sendo desenvolvidas pelo aluno. As atividades de estudos são organizadas em séries, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e, para cada série os conteúdos são organizados em módulos. Cada módulo pode ser definido como um conjunto de materiais de um determinado assunto.

Realizada todas as atividades de um determinado módulo o aluno será submetido a uma avaliação geral daquele módulo, que consta de 12 perguntas, sendo que é necessário que ele acerte pelo menos 9 para ser considerado aprovado. Essa avaliação geral dá direito a um certificado que pode ser baixado no Painel do Aluno. Nesse painel estão todas as ferramentas necessárias para acompanhar e orientar o desenvolvimento do aluno. Também há o Painel de Controle, que é um resumo de tudo que foi feito no portal e nele temos informações sobre os módulos, perfil, mensagens não lidas e a atividade recente dentro do portal.

Completado o registro, os estudos serão acompanhados pelo professor orientador e por meio dos encontros semanais, momento propício para tirar dúvidas, trocar ideias e aprofundar os conteúdos.

Também utilizaremos no site da OBMEP, os recursos disponibilizados em Material Didático, mais especificamente as provas e soluções de anos anteriores e o banco de questões. No site da OBM há também esses recursos disponibilizados em provas e gabaritos dos anos anteriores e em como se preparar para a OBM. Por meio desses materiais os alunos poderão se aprofundar ainda mais no conhecimento de Matemática e entenderão como funciona a dinâmica dessas duas Olimpíadas. E nós da organização deste projeto, utilizaremos estes materiais para a elaboração de simulados e nos encontros de aprofundamento dos conteúdos.

Esperamos que os alunos passem a se dedicar mais aos estudos de Matemática, possam bem representar o CODAP/UFS na OBMEP e na OBM e que possamos desenvolver talentos para a Matemática, mas, principalmente, que eles possam ser colaboradores em sala de aula nos estudos de Matemática junto aos seus colegas que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem desta disciplina.