Ter, 19 de dezembro de 2017, 15:24

Letramento em Matemática

Projeto de Ensino e Extensão "Letramento em Matemática"

Coordenador do Projeto

Carlos Alberto Barreto

Professores Envolvidos

Marcos Antônio Silva Pedroso

Rigel Alves Rabelo de Oliveira

Silvânia da Silva Costa

Érica da Silva Jarske

O Projeto Letramento Matemático apresenta como principal objetivo contribuir com a formação escolar dos estudantes de 6º e 7º ano no que diz respeito às habilidades com conteúdos e conceitos básicos de matemática, buscando uma melhora em seu desempenho escolar. Esta atividade é destinada a alunos do Colégio de Aplicação- UFS, bem como a alunos de outros estabelecimentos da comunidade circunvizinha. Tais ações dar-se-ão de forma presencial através de atividades que desenvolverão conteúdos matemáticos com os educandos. Além disso, o Projeto busca contribuir com a formação docente dos estudantes de graduação envolvidos, proporcionando momentos de reflexão e ação em práticas pedagógicas.

Diante da um histórico de grande heterogeneidade das turmas de ensino fundamental do Colégio de Aplicação – UFS, em especial as turmas dos 6ºs e 7ºs anos, surge a preocupação em desenvolver atividades que visem auxiliar nas limitações em relação ao “conhecimento- idade -série” e dificuldades com conceitos e conteúdos básicos para a série em que estes alunos se encontram. Assim, no contexto atual faz-se necessário uma intervenção pedagógica na qual os educandos em situação de defasagem de conteúdos recebam orientação e possam assim acompanhar o ritmo de sua turma e aumentar seu desempenho escolar. Outra vertente que este projeto se propõe a abranger é o envolvimento com o aluno da licenciatura, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional deste que por meio de atividades pedagógicas planejadas e acompanhadas promoverá ricas experiências docentes ainda em sua formação inicial.

Este projeto viabiliza-se a partir do planejamento/elaboração/aplicação/avaliação de uma intervenção pedagógica a propor a participação de estudantes de 6ºs e 7ºs anos do ensino fundamental em atividades sistemáticas voltadas para conceitos e conteúdos básicos de Matemática, favorecendo o aprimoramento de competências. A metodologia envolverá todos os participantes do projeto (professores instrutores, alunos de graduação e estudantes de 6ºs e 7ºs anos) a partir de uma concepção de formação a desenvolver habilidades matemáticas básica tendo em vista o cumprimento das seguintes etapas:

- Aplicação de questionário a caracterizar os participantes;

- Apresentação da proposta aos envolvidos;

- Proposição de atividades/recursos a serem utilizados;

- Realização de oficinas pedagógicas;

- Retroalimentação do processo;

- Elaboração de Relatório Final.

Objetivos Gerais

• Caracterizar a ação de intervenção pedagógica a partir de etapas, recursos e atividades;

• Contribuir com a formação dos alunos dos 6ºs e 7ºs anos envolvidos, bem como dos graduandos.

Objetivos Quantitativos

• Caracterização do rendimento escolar do aluno do ensino fundamental participante do projeto;

• Elaboração de 5 atividades diferenciadas para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos.

Objetivos Qualitativos

• Organização de material didático específico;

• Ampliar saberes quanto à conceitos e conteúdos matemáticos (estudantes de 6ºs e 7ºs anos) e saberes pedagógico-metodológicos (estudantes de graduação).