Qua, 20 de dezembro de 2017, 14:08

Projeto de Ensino e Extensão "OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES-ESCRITORES ATIVOS"

Coordenadora do Projeto

Éccia Alécia Barreto de Jesus

Professores Envolvidos

Alfredo Bezerra dos Santos

Antônio Carlos Silva Junior

É papel da Escola propiciar ao aluno uma formação que o torne um escritor/leitor competente, capaz de produzir/ler textos de acordo com sua inserção no universo social. Desde a década de 90, as diretrizes curriculares vêm apontando caminhos para a formação do cidadão. Sendo uma das metas dos PCNs que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo, nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania (BRASIL, 1996). Diante disso, este projeto tem como principal objetivo contribuir com a formação escolar dos estudantes, no que diz respeito às habilidades de leitura e escrita, a fim de que se promova um incremento no seu nível de letramento e consequente desempenho escolar. As atividades do projeto são destinadas a alunos do Colégio de Aplicação da UFS. Além disso, propicia a participação dos graduandos em Letras, da Universidade Federal de Sergipe, com a perspectiva de formação docente.