Qua, 20 de dezembro de 2017, 14:10

Projeto Vida no Campus - Não abandone o seu Pet
Projeto Vida no Campus-Não abandone o seu Pet

Projeto de Ensino "Projeto Vida no Campus - Não abandone o seu Pet"


Coordenador do Projeto

Alberto Corrêa de Vasconcelos


O abandono animal tem sido uma prática usual nas grandes e médias cidades. A cada momento observamos nas ruas uma grande quantidade de animais abandonados por seus tutores em vários estágios de vida (recém-nascidos, adultos e idosos). Esta prática é nociva em vários aspectos. Nociva no sentido de passar uma ideia generalizada de desprezo pela vida. Nociva pelos perigos de transmissão de doenças nos variados tipos de animais, incluindo os seres humanos). Nociva relativa aos riscos causados em vias públicas causando graves acidentes automobilísticos.

Objetivo

O projeto tem como objetivo permitir que discentes construam uma atitude realista sobre a grave problemática do abandono animal. Os mesmos serão levados a refletir sobre as questões éticas, morais e de saúde relativo ao tema. No decorrer do processo é esperado que os discentes envolvidos formem um senso crítico sobre o assunto de modo a replicarem suas experiências com a sua comunidade local num processo de conscientização replicador.

Material e métodos

O projeto será realizado nas dependências da Universidade Federal de Sergipe retratando os animais abandonados que vagam pelo campus universitário vítimas de abandono. O projeto será dividido em três etapas. A primeira etapa vai constar de palestras conscientizando sobre os perigos dos animais abandonados e como abordar no campo. Serão passadas técnicas de fotografia básica para que possam obter imagens destes animais abandonados no campus. A segunda etapa será a visita regular ao redor do campus e a obtenção de imagens dos mais variados animais abandonados retratando sua atual situação de vida. A terceira etapa será a catalogação das imagens obtidas pelos discentes e a vinculação das mesmas pelas redes sociais a partir de perfis previamente construídos no Facebook, Instagram e Flickr. Ao final do ano letivo os discentes apresentarão suas reflexões em evento público com seus pares.

Referencias

Abandono de cães já ultrapassa 20 milhões no Brasil-Entenda por que o abandono de cães ainda é tão grande no País e saiba quantos destes animais vivem na rua atualmente. http://www.cachorrogato.com.br/noticias/abandono-caes/. Acesso em 28/06/2017

Saúde Única: Associação Mundial de Veterinária alerta para as consequências do abandono de cães. http://portal.cfmv.gov.br/portal/noticia/index/id/4978/secao/6. Acesso em 28/06/2017

Contra abandono de animais, ONG francesa faz campanha emocionante. http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/animal/contra-abandono-de-animais-ong-francesa-faz-campanha-emocionante/. Acesso em 28/06/2017.


Notícias UFS