Qua, 20 de dezembro de 2017, 14:28

Fotógrafo Ambiental
Fotógrafo Ambiental

Projeto de Ensino "Fotógrafo Ambiental"


Coordenador do Projeto

Alberto Corrêa de Vasconcellos


Introdução

A biodiversidade é tema de interesse tanto a nível popular quanto científico. A nível científico muito se tem debatido e publicado sobre o assunto ao longo dos séculos 20 e 21. A nível popular as discussões, em geral, ocorrem baseadas no conhecimento de cada da cultura popular associado aos avanços científicos. Porém, as duas visões muitas vezes são conflitantes devido a maneira de entendimento que cada um destes grupos tem em relação aos seres vivos e sua relação com o meio ambiente. Os conflitos decorrem muitas vezes devido a linguagem utilizada por ambos os grupos de interessados, e, seu grau de aprofundamento sobre a dinâmica de envolvida relativa ao meio ambiente no planeta Terra.

Objetivos

Este projeto tem como objetivo primário apresentar as relações entre os seres vivos e o meio ambiente de uma maneira visual. A abordagem visual possui a vantagem de ser direta como diz o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Neste sentido discentes do ensino fundamental e médio serão convidados a conhecer as relações dos seres vivos com o meio ambiente a partir de imagens capturadas por eles mesmos. O objetivo é que, consigam tanto no processo de obtenção de imagem (trabalho de campo) quanto na análise das mesmas, desenvolver um senso de conexão entre a sabedoria popular e o conhecimento científico podendo, posteriormente, replicar suas observações entre seu círculo pessoal fazendo, assim, o processo de divulgação científica com um olhar crítico sobre a dinâmica da biodiversidade.

Material e métodos

O projeto será realizado nas dependências do campus da Universidade Federal de Sergipe em três etapas. Na primeira etapa os discentes terão noções de fotografia básica e suas técnicas, sendo esta fase realizada nas dependências do Colégio de Aplicação. A segunda etapa se refere ao estudo das localidades a serem visitadas dentro do campus e a visita as mesmas para a captação de imagens. A terceira etapa será a apresentação dos resultados deste trabalho ao final do ano letivo de 2017 em evento local de divulgação de conhecimento.

Referencias

Biodiversidade de Sergipe. https://www.flickr.com/groups/biodiversidadesergipe/

Biodiversidade do Brasil. https://www.flickr.com/groups/biodiversidadebrasil/

Poluição Ambiental. https://www.flickr.com/groups/poluicaoambiental/


Notícias UFS