Qua, 20 de dezembro de 2017, 15:10

Abordagem de gênero e sexualidade em vídeos da internet

Projeto de Pesquisa "Abordagem de gênero e sexualidade em vídeos da internet"

Coordenadora do Projeto

Helma de Melo Cardoso

O objetivo desse trabalho é analisar como as temáticas de corpo, gênero e sexualidade estão sendo explicitadas ou subentendidas em vídeos da internet direcionados ao entretenimento do público adolescente do Brasil, realizando uma análise desse artefato cultural do mundo contemporâneo, com enfoque nas relações de gênero, a partir da discussão dos conceitos de identidade e heteronormatividade. A proposta original também visava analisar blogs da internet, mas pela falta de material para análise fomos forçados a modificar parte do trabalho proposto anteriormente. Interessando-se, principalmente, pela discussão a respeito da reafirmação de uma identidade hegemônica e dos parâmetros de normalidade. Esses estudos têm nos mostrado como estudar essas categorias é importante para pensar sobre a educação e como ela está desenvolvendo suas práticas formativas. A proposta metodológica foi organizada a partir da perspectiva pós-estruturalista, utilizando textos de embasamento teórico de autores como Louro. Para atingir os objetivos foram aplicados cerca de 230 questionários em nove turmas do ensino fundamental e médio para levantamento de quais são os canais mais acessados pelos jovens entre 12 e 18 anos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe- CODAP/UFS, a fim de selecionar os canais mais influentes para análise de seus conteúdos com relação ao corpo, gênero e sexualidade. Com a realização deste trabalho pretende-se questionar os papéis de gênero e sexualidade na escola, nas brincadeiras sexistas, para dar visibilidade e mostrar a importância para uma formação não discriminadora e mais tolerante com as diferenças.

Entidade Financiadora

FAPITEC