Qua, 20 de dezembro de 2017, 15:16

CODAP: O COLÉGIO QUE ESTAMOS CONSTRUINDO
CODAP: O COLÉGIO QUE ESTAMOS CONSTRUINDO

Projeto de Ensino "CODAP: O COLÉGIO QUE ESTAMOS CONSTRUINDO"


Coordenadora do projeto

Christiane Ramos Donato

Professores Envolvidos

Antônio Carlos Silva Junior

Carlos Alberto Barreto

Clêane Oliveira dos Santos

Dagoberto De Oliveira Machado

Eccia Alecia Barreto De Jesus

Silvânia da Silva Costa


Este trabalho tem como objetivo avaliar a sustentabilidade ambiental do Colégio de Aplicação/UFS, além disso apresentar as intervenções realizadas no Colégio para mudança dos pontos críticos (haja vista este ser o segundo ano de atuação do projeto). O trabalho foi construído com a participação do alunado matriculado no sexto ano e no do sétimo ano do ensino fundamental do Codap e mediado pelos professores participantes, dentre eles uma professora que já realizou projeto semelhante em outra escola (Colégio Estadual Monsenhor Juarez dos Santos Prata/São Cristóvão-SE) e atualmente está como técnica pedagógica do Núcleo de Educação do Campo-NECAM/SEED. Este trabalho foi um diagnóstico socioambiental participativo que seguiu algumas etapas - umas já cumpridas, e outras a cumprir-, as quais foram realizadas em sala durante a aula, bem como em oficinas no contraturno, a saber: 1) diagnóstico da situação de sustentabilidade ambiental por meio de discussão participativa dos alunos do sexto ano e escolha dos conceitos e situações principais a serem trabalhadas posteriormente; 2) Leitura, interpretação de textos e discussão relacionados à temática; 3) Divisão de tarefas entre as equipes para compreender melhor os pontos positivos e negativos identificados no diagnóstico; 4) Tabular esses dados e produzir texto interpretativo; 5) Divisão de tarefas por equipe para divulgar os resultados encontrados; e 6) Elaborar alternativas para concretizar intervenções de mudança ambiental, com a participação de toda a comunidade escolar. Para realização desse trabalho foram abordados conteúdos/temas de Ciências, Geografia, Português, Matemática, Educação Física e Espanhol: ecossistema, meio ambiente, sustentabilidade, saúde integral, conceitos de paisagem, lugar e espaço geográfico, espaço natural e espaço construído, uso correto da água, problemas ambientais urbanos, sociedade e indicadores sociais, narrativa de experiência, imagem e expressão, carta argumentativa, proporção, porcentagem, média, moda e mediana, tabelas e gráficos, jogos e brincadeiras tradicionais, ritmo e expressão corporal, práticas corporais em saúde e fomentos a espaços de cogestão. Dentre as ações desenvolvidas, os alunos produziram, em duplas, uma carta reivindicativa, a qual teve por objetivo discutir pontos negativos que precisavam de um apoio institucional para maior concretização. Após a execução dessa ação, a carta foi encaminhada à vice-reitora da Universidade Federal de Sergipe. Em dia específico, os alunos apresentaram oralmente as cartas à vice-reitora e à toda comunidade escolar. Um jornal produzido pelos discentes será distribuído na escola, para apresentar os pontos positivos e negativos elencados, apresentando as ações que já foram realizadas neste trabalho para toda a comunidade do Codap. A partir dos resultados parciais, foi perceptível o senso crítico dos discentes, mostrando-se protagonistas das ações de manutenção e divulgação das características sustentáveis do Colégio, além das mudanças e superação das características não sustentáveis.


Notícias UFS