Qua, 20 de dezembro de 2017, 15:19

Escolinha de Basquetebol

Projeto de Extensão "Escolinha de Basquetebol"

Coordenadora do Projeto

Mariza Alves Guimarães

Professores envolvidos

Felipe Sousa de Brito

A Escolinha de Basquetebol é um projeto de ensino que será desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, o mesmo irá oferecer aulas de iniciação ao basquetebol aos alunos do ensino fundamental e médio, no turno oposto ao das aulas regulares.

É uma forma de proporcionar aos alunos um espaço de vivência, valorizando os principais aspectos educacionais da prática esportiva, como a interação sócio afetiva, o desenvolvimento das capacidades física e psicomotoras e o aprendizado de uma modalidade institucionalizada.

OBETIVO GERAL

Apresentar, incentivar e aperfeiçoar a execução dos fundamentos técnicos do basquetebol e familiarizar os alunos aos aspectos táticos da modalidade favorecendo a compreensão global do esporte basquetebol.

JUSTIFICATIVA

Escolinha de Basquetebol do CODAP-UFS aparece como uma ferramenta importante que irá justamente complementar o desenvolvimento integral de seus participantes focando principalmente o esporte educacional e o de participação como elementos que promovam a interação social e o enriquecimento da cidadania dos alunos.

METODOLOGIA

As aulas serão mescladas entre atividades para aprendizagem motora geral e exercícios específicos para cada fundamento técnico, além de jogos para desenvolver a parte tática que serve para estimular a prática dos fundamentos apresentados em cada aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da observação da participação dos alunos nas aulas, nesta verificaremos o desenvolvimento de suas capacidades físicas e psicomotoras. E atrelado a isto será feito uma bateria de testes motores específicos para o basquetebol nas primeiras aulas e que será reaplicada nas aulas finais do ano letivo, isto a fim de avaliar a evolução e o aprendizado dos alunos. Para avaliação será feito a bateria de testes da American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance – AAHPERD

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, M. B. Basquetebol Iniciação. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

DARIDO, Suraya C. & RANGEL, Irene C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GUARIZI, M. R. Basquetebol: da iniciação ao jogo. Jundiaí: Fontoura, 2007.

KUGUETTI, C. N. & BOHME, M. T. S. A. Iniciação Esportiva na Escola por Meio das Práticas Esportivas Escolares. In. BOHME, M. T. S. (Org). Esporte Infantojuvenil: treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Phorte, 2011.

STIGGER, M. P. Educação, Esporte e Diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005