Seg, 02 de abril de 2018, 09:38

Pesquisas e atividades pedagógicas

Projetos

1-Constituição de acervo documental do Colégio de Aplicação: Organização de documentação escolar permanente, desenvolvida no período de 2013 a 2015, que contou com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPITEC/SE/CNPq/ PIBICJr e PIBIC/COPES/UFS).

- Ações de identificar locais de guarda de documentação permanente; separar e classificar os documentos e a organização física em pacotilhas. No decorrer dessas ações também foram coletadas informações a respeito da história da instituição e a reunião de objetos da cultura material.

2- Organização do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação – Cemdap (2016-2017). Apoio do PIBIC/CNPq/UFS.

Ações para a constituição do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap). Organização e ambientação do espaço do Cemdap, com a produção de painéis ilustrativos, e a continuação da organização documental e material para consulta.

3- Composição de “banco de histórias” do Colégio de Aplicação (UFS). Combater “silêncios” e “esquecimentos” e preservar a memória institucional (2017-2018). Apoio do PIBIC/CNPq/UFS.

Tem por objetivo a composição de um “banco de histórias” a respeito do Colégio de Aplicação por meio de narrativas de diversos agentes da ação educativa (diretores, professores, funcionários, estudantes), correspondente ao período de 1959 a 2008. Os produtos das entrevistas serão transformados em documentos de suporte preservacionista contribuindo para a salvaguarda da memória institucional, subsidiar pesquisas futuras, e a divulgação da memória e do patrimônio imaterial da Universidade Federal de Sergipe.

Atividades pedagógicas

O espaço e acervo do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação também tem permitido o desenvolvimento de práticas de ensino, realização de atividades interdisciplinares, centradas nas ações preservacionistas e de valorização do patrimônio cultural e temáticas relacionadas com história, memória, identidade, dentre outros temas correlatos.

Atualizado em: Ter, 03 de abril de 2018, 09:31