Qui, 19 de abril de 2018, 10:10

Programa chega a sua quarta edição em 2018 e discute a relação entre corpo e mente
Tema foi pautado através da filosofia, literatura e esporte
Evento ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores, no campus de São Cristóvão. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Evento ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores, no campus de São Cristóvão. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã de ontem, 18, servidores da Universidade Federal de Sergipe tiveram a oportunidade de pensar e discutir uma relação que vem sendo travada há muito tempo: a união entre o corpo e a mente. O professor Quéfren Weld, do Departamento de Educação Física (DEF), conduziu uma palestra que interligava o tema com a literatura, a filosofia e o esporte na Sala dos Conselhos Superiores, no campus de São Cristóvão.

Veja as fotos do evento.

Fazendo um apanho histórico e trazendo referências de Platão, Nietzsche, Foucault e Descartes, o professor falou principalmente sobre este último, colocando em pauta a famosa frase atribuída ao filósofo: ‘penso, logo existo’. “Descartes buscava uma verdade, e esse conceito, ele acreditava, essa verdade não era possível ser alcançada pelo corpo”, disse.

Esse fio condutor que mantém harmonizados o corpo e a mente também foi pontuado na literatura. Quéfren leu trechos da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, para justificar essa união na figura da personagem Capitu, emblemática pela expressividade dos olhos – que, em uma passagem específica, é descrita por Bentinho quando ele escreve “Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma”.

O ato de vencer-se a si, falou o professor, pode ser interpretado como essa batalha entre o corpo e a mente. “E a literatura, ao falar sobre isso, nos possibilita entender essa relação entre as duas coisas de maneira bonita”, afirmou.

O professor ainda falou sobre a intimidade que devemos manter com o nosso corpo. “Quando nós conseguimos nos envolver em atividades em que corpo e mente estão juntos, passamos a ter um relacionamento melhor com nós mesmos e com as outras pessoas”. Isso está ligado, entre outras coisas “à qualidade de vida e ao bem-estar”.

No espectro do esporte, o professor contou diversos casos em que sua prática ajudou a pensar na união do corpo e da mente, seja através de estratégias, trabalho em equipe e o próprio ato de se movimentar, correr, não se colocar limites – e buscar sempre uma adaptação frente às adversidades.

Programa

Ednalva Freire Caetano, pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep) diz estar feliz com a participação cada vez maior dos servidores.

“Eles estão participando cada vez mais e nós procuramos sempre debater temas que são propostos por eles mesmos. Isso nos deixa cada vez mais felizes e satisfeitos com a realização do programa”, afirmou.

O programa, que vem sendo realizado desde 2014, visa potencializar habilidades profissionais e consolidar conhecimentos temáticos em diversas áreas do conhecimento. Esta foi a quarta edição de 2018.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 19 de abril de 2018, 10:16
Notícias UFS