Qui, 06 de dezembro de 2018, 17:56

Aluno de Cinema e Audiovisual da UFS é o único representante brasileiro em festival português
Super 9 Mobile Film Fest ocorre entre abril e dezembro de cada ano, com votação online

O filme "Sentinelas", do estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Andrei Ferreira, foi selecionado para o Super9 Mobile Film Fest, festival português exclusivamente dedicado a filmes registados por telemóveis, os tão conhecidos “smartphones”. A produção é a única representante do Brasil no evento, que reúne participantes de todo o mundo.

"Sentinelas" foi gravado em um smartphone e produzido em Itabaiana, entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano. “O processo de gravação do meu filme se deu quando a professora Lilian França lançou, neste ano, o Festival Minuto no Departamento de Comunicação Social. Então pensei em escrever um filme relacionado ao tema do festival, que era a “Sociedade da Vigilância”. “Imaginei um modo que fosse simples e fácil - já que o período estava muito corrido na época -, que era imitar câmeras de vigilância e mostrar que, mesmo a gente tentando não ser vigiado, somos vigiados a todo momento”, fala Andrei.

Para produzir seu filme, Andrei diz que pesquisou sobre como funciona o sistema de segurança de outros países, como os da França e da China, que têm sistemas bastante avançados. “Foi a partir dessas premissas que eu tentei narrar o filme sem usar uma narrativa linear. Era uma temática muito simples, então tentei flertar narrativas normais com filmes experimentais, frisando principalmente o visual, a edição e também o som, com o objetivo de criar uma estética e uma particularidade pro meu próprio filme, já que eu queria recriar algo real”, complementa.

O estudante conta que está confiante com o projeto, principalmente depois de participar do Festival Minuto, na UFS. “Conforme meu filme ia sendo selecionado, fui percebendo que ele tinha potencial não só para ser inscrito em festivais brasileiros, mas também nos de fora, para mostrar o potencial do meu filme e também mostrar que o curso de Cinema da UFS tem qualidade, além de abrir portas para os meus colegas de curso”, diz.

Além de “Sentinelas, Andrei já produziu mais dois filmes: “Atrás de você” e “Espectral”, que são voltados pro lado da ficção.

Sobre a premiação
No Super9 Mobile Film Fest existem dois prêmios: público e júri. Andrei acredita que pode ganhar tanto na categoria experimental, que é votada pelo júri, como pelo voto online, que é através do público. “Acho que seja possível ganhar, é só o pessoal votar. Se gostarem do filme, é claro”.

A votação online é feita no site do festival até o final do mês de dezembro. Para assistir e votar no filme “Sentinelas”, clique aqui.

Atualizado em: Qui, 06 de dezembro de 2018, 18:27