Seg, 14 de janeiro de 2019, 14:04

Pelo segundo ano seguido, UFS amplia número de bolsistas PQ-CNPq ‘Nível 1’
Foram 24 propostas aprovadas na Chamada Pública 09/2018 da entidade

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nessa sexta-feira, 11, o resultado preliminar das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Nesta Chamada Pública, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi contemplada com 24 bolsas, sendo 5 bolsas no Nível 1, o mais elevado do CNPq.

Pelo segundo ano consecutivo, a UFS tem aumentado o número de bolsista no Nível 1, o que demonstra que os pesquisadores da instituição têm ampliado sua inserção nacional e internacional, bem como melhorado sua produção técnico-científica. Atualmente, Sergipe possui 90 pesquisadores bolsistas PQ-CNPq, dos quais 78 são da UFS (sendo 61 no Nível 2 e 17 no Nível 1).

De acordo com o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Lucindo Quintans, as bolsas de produtividade são destinadas aos pesquisadores de maior destaque nacional em suas respectivas áreas, respeitando suas produções científicas, formação de recursos humanos, capacidade de captação de recursos em órgãos de fomento e atualmente sua inserção internacional.

“O resultado desta chamada pública foi muito importante para UFS e essencial para Sergipe, já que os pesquisadores PQ-CNPq são líderes em suas áreas, portanto, atuam de certa forma como vitrines do potencial científico de uma instituição e de um estado”, pontua o professor.

“Num cenário de contínua redução do financiamento público para ciência, tecnologia e inovação, termos um número representativo de pesquisadores contemplados com as bolsas de produtividade demonstra nossa força como instituição de ensino e pesquisa e que Sergipe produz ciência de qualidade e reconhecimento nacional e internacional”, completa.

Bolsas de produtividade

As bolsas PQ são destinadas a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção científica e intelectual. Entre os critérios, estão a produção científica e tecnológica, participação na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e sua contribuição para as respectivas áreas como, por exemplo, a liderança na formação de grupos de pesquisas e a aprovação de recursos em órgãos de fomento.

Adicionalmente, as áreas do conhecimento possuem critérios específicos de avaliação, o que torna o sistema pautado na avaliação entre os pares. Os bolsistas PQ são distribuídos em cinco diferentes níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2. O valor da bolsa varia de R$ 1.100 a R$ 1.500.

Posgrap