Ter, 03 de setembro de 2019, 16:38

XI Congresso Brasileiro de Agroecologia é pré-lançado na Feira Agroecológica
Evento será realizado de 4 a 7 de novembro, na UFS

A dois meses da realização do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e a Rede Sergipana de Agroecologia (Resea) celebram o processo de preparação para o congresso e mobilizam a sociedade sergipana para a importância da agroecologia enquanto modo de vida.

Por isso, nada mais propício do que realizar o pré-lançamento do congresso na Feira Agroecológica da UFS, iniciativa que completa neste mês de setembro, 2 anos de atuação na oferta de alimentos agroecológicos, saudáveis e livres de agrotóxicos, oriundos da agricultura familiar.

Organizado a partir do lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, o XI CBA será realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Será um congresso plural, popular e acessível a todas e todos e, a partir de uma metodologia inovadora, traz para o centro a troca de experiências e intercâmbios.

A construção do conhecimento agroecológico sob a lente do diálogo de saberes acadêmico e popular será proporcionado a partir do grande encontro entre estudantes, pesquisadores/as, professores/as comprometidos com a produção de conhecimento agroecológico e representações de povos e comunidades tradicionais que experimentam as práticas agroecológicas em suas atividades produtivas e comunitárias, como indígenas, quilombolas, agricultores/as familiares, entre outros.

A programação do CBA será conduzida por Ambientes Permanentes e Ambientes de Diálogo, Feira de Saberes e Sabores, Feira da Agrobiodiversidade, Lançamentos de Livros, Exposições, Festival Internacional de Cinema Agroecológico, Oficinas e Conferências, além de extensa programação cultural. Em formato de teia e buscando a conexão entre todos os espaços da programação, as atividades serão conduzidas a partir dos trabalhos que serão apresentados no congresso. Ao todo, foram recebidos 2.800 resumos, entre trabalhos científicos, relatos de experiência técnica e relatos de
experiência popular, distribuídos em 16 eixos temáticos.

Feira Agroecológica

Realizada todas as quartas-feiras pela manhã no corredor de entrada da UFS, a Feira Agroecológica já se consolidou como um grande espaço de encontros e de intercâmbios entre agricultores/as, estudantes, professores/as, pesquisadores/as e a comunidade que mora no entorno da universidade. Para Gláucia Barretto, coordenadora do evento e professora do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS (DEA), a data deve ser
amplamente celebrada.

“A manutenção dessa feira é um ato coletivo de resistência no atual contexto econômico e social pelo qual passa o Brasil, país que lidera o ranking de consumo de agrotóxicos, colocando em risco a saúde de toda a população. Todas as quartas, são comercializados alimentos saudáveis e livres de veneno, livros e artesanatos produzidos pelas famílias agricultoras, além de práticas integrativas em saúde conduzidas pelo Movimento Popular de Saúde (MOPS), como acupuntura e massoterapia”, afirma Gláucia.

A feira representa uma oportunidade de encontros e celebrações. As trocas e comercializações são embaladas por uma programação cultural organizada por estudantes da UFS, com forró pé-de-serra e muita poesia.

Organização do evento