Qua, 04 de dezembro de 2019, 21:41

Mostra de Artes do Colégio de Aplicação ocupa hall da Galeria Jordão Oliveira, na Biblioteca Central
Peças foram produzidas por alunos do 6 º ao 9º ano nas aulas de artes
Whatsapp image 2019 12 04 at 20.39.37

O ensino de Artes na escola tem uma importância fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo, auxiliando com ganhos imensuráveis na capacidade que o aluno possui de se expressar e dotando de mais criatividade e sensibilidade o processo de ensino-aprendizagem. Com isso em mente, todos os anos o Colégio de Aplicação (CODAP/UFS) realiza uma mostra com a produção artística da estudantada em sala de aula. Em sua 15ª edição, a Mostra de Artes do Colégio de Aplicação esta, em 2019, entre os dias 2 e 14 de dezembro em exibição no hall da da Galeria Jordão Oliveira, na Biblioteca Central da UFS (Bicen).

“Sempre fizemos a mostra no interior do colégio, então ela ficava restrita aos alunos, professores e técnicos, por quem passava por lá eventualmente ou convidados. Esse ano optamos por dar uma visibilidade maior ao material produzido pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas quatro unidades letivas de 2019”, destaca Marcelo Uchôa, professor de artes do CODAP/UFS e organizador da mostra. Para ele, a oportunidade de realizar a mostra estimula o aluno em diversas dimensões. “Isso também faz com que o aluno se veja nos trabalhos: ele vem aqui, identifica o trabalho dele, chama amigos e parentes para ver. Acredito que seja extremamente prazeroso”, avalia.

Na mostra, estão expressas diferentes linguagens, como desenhos, pinturas, colagens, modelagens, esculturas, objetos diversos resultados diretos de atividades em sala de aula. Marcelo explica que essas dinâmicas foram possíveis graças ao desenvolvimento do ensino de artes ao longo dos anos depois que este se tornou obrigatório nas escolas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996.

“Com isso,criou-se uma possibilidade nova de trabalhar arte como ciência, contextualizada, com pesquisa, integrada com práticas artísticas e o CODAP/UFS é extremamente privilegiado por ter uma estrutura legal, um Laboratório de Artes que permite desenvolver diversas linguagens, recursos audiovisuais e material para trabalhar. Tudo isso estimula o aluno a criar”, garante. Marcelo assegura ainda que o objetivo principal da prática não é trabalhar técnicas artísticas, mas impulsionar o poder criativo para que o aluno se sinta autor participativo, intenso do que está estudando e produzindo. “Toda a produção está relacionada a tópicos da história a arte estudados, de forma contextualizada. Assim, o aluno amplia sua visão de mundo”, explica.

Whatsapp image 2019 12 04 at 20.39.38

Thiago Leão*

Marcilio Costa (jornalista supervisor)

* Estudante de Jornalismo da UFS. Esta matéria foi desenvolvida como parte das atividades de Estágio Curricular Supervisionado do curso.

Atualizado em: Qui, 05 de dezembro de 2019, 14:08