Qui, 19 de dezembro de 2019, 08:34

Estudantes do Colégio de Aplicação desenvolvem videoclipes em trabalho interdisciplinar
Projeto “Produção de Videoclipe”
Whatsapp image 2019 12 19 at 07.45.45

Ao longo deste semestre os alunos do Colégio de Aplicação da UFS, das turmas do 7º ano B e 8º ano B do Ensino Fundamental, participaram do projeto de extensão “Produção de Videoclipe”, coordenado pela Professora de música Thais Rabelo e pelo Professor de Espanhol Ruan Carlos. O projeto consistiu na criação de materiais audiovisuais, sendo um videoclipe por turma. Tanto as faixas musicais quanto os roteiros e cenas foram produzidos pelos alunos, com a orientação dos docentes. A iniciativa, de caráter interdisciplinar, contou também com a valiosa parceria da Rádio UFS (em especial na pessoa do Prof. Péricles Morais e dos Técnicos Leandro Alves e Romário Carlos) e do Prof. Saulo Ferreira (Departamento de Música/UFS).

O objetivo principal do projeto foi o de fomentar a reflexão crítica em torno da produção musical atual (com foco na música em língua hispânica), ampliar a compreensão sobre a produção audiovisual, bem como explorar a criatividade. Por meio do projeto, elementos da linguagem musical, elementos do idioma espanhol e técnicas relativas à produção audiovisual foram trabalhados em sala de aula. Além disso, o projeto visou também dialogar com a vivência dos discentes.

De acordo com o professor de Espanhol, Ruan Carlos: “As culturas hispânicas vêm ganhando cada vez mais espaço por meio dos videoclipes. Pensando assim, após ser feito um trabalho coletivo de análises com exemplos desse gênero musical, os alunos puderam colocar em prática o aprendizado adquirido sobre as funções audiovisuais nas próprias produções”. Já a professora de Música, Thais Rabelo, explicou que “a música faz parte do cotidiano dos jovens. Eles ouvem música o tempo inteiro por meio das plataformas digitais. Nossa ideia foi a de trazer uma maior compreensão sobre a produção da música, contribuindo para que ela vá também conquistando um significado ainda maior para os discentes, ao compreenderem a complexidade de um processo de gravação, por exemplo. Além disso, por meio da prática eles puderam também trabalhar elementos musicais como andamento, pulsação, arranjo, etc.”.

O trabalho foi dividido em quatro etapas principais:

1) Preparação – que compreendeu a escolha do repertório, explicação sobre o contexto das músicas escolhidas: letras e elementos estritamente musicais. Criação de roteiro e os ensaios;

2) Discussão/reflexão sobre produção musical e a figura do artista;

3) Workshop “Gravação de Música em Estúdio” ministrado pelo Prof. Saulo Ferreira (DMU/UFS);

4) a. Gravação de áudio – na qual os alunos tiveram a experiência de gravar, pela primeira vez, em um estúdio profissional e de entender como funciona o processo de gravação de uma música; b. Filmagem das cenas; c. Edição.

O resultado final foi o lançamento de dois videoclipes: “Limón y Sal” – Julieta Venegas (7º B); “La Bicicleta” – Carlos Vives e Shakira (8º B). A estreia ocorreu na XXVII Jornada Esportiva Cultural e Científica do Colégio de Aplicação, durante o Sarau Artístico e Literário. Os videoclipes se encontram disponíveis no Canal do YouTube “Música Codap”. Além disso, a RadioUfs também produziu um vídeo institucional explicando as etapas do projeto. Este vídeo se encontra no YouTube, no canal TV UFS. Não deixem de conferir.

Acesso ao videoclipe “La Bicicleta”.

Acesso ao videoclipe “Limón y Sal”.

Acesso ao vídeo institucional do Projeto.

Nas fotos vemos imagens das turmas no Workshop e no estúdio da Rádio UFS, onde gravaram as faixas musicais.

Whatsapp image 2019 12 19 at 07.50.08
Atualizado em: Qui, 19 de dezembro de 2019, 08:51