Qui, 28 de maio de 2020, 18:21

Jornada Krítica em Tempos Pandêmicos
Projeto de Extensão viabiliza leituras e debates que se relacionem de projetos de pesquisas monográficas dos discentes participantes

Em parceria com o prof. Leomir Hilário, do Departamento de Psicologia, o professor do Colégio de Aplicação da UFS, Ewerthon Clauber de Jesus Vieira, está coordenando um conjunto de debates, intitulado "Jornada Krítica em Tempos Pandêmicos". O espaço tem sido construído, desde o dia 24/04/20, junto com estudantes de graduação dos cursos de Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social, Direito e estudantes do Ensino Médio do CODAP.

Considerando o Edital de Chamada Pública para Inscrições de Cursos e Eventos Durante o Período de Emergência de Saúde Pública pela COVID-19, a coordenação decidiu sistematizar as atividades e submetê-la via SIGAA, com inscrições ampliadas e, por isso, convida toda comunidade acadêmica para participar das ações. Verifique, abaixo, o resumo e a programação das atividades.

Resumo

Este projeto de extensão reúne um conjunto de atividades que vem sendo desenvolvidas pelo grupo de Estudos e Pesquisas Krítica, e inclui professores e estudantes do Departamento de Psicologia, Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Colégio de Aplicação, Serviço Social, Direito, entre outros. O intuito é fomentar leituras e debates que se relacionem tanto aos projetos de pesquisas monográficas dos discentes participantes, bem como dos projetos de pesquisa do grupo – por exemplo, o projeto “Subjetividade e política pós-Junho de 2013: a crise do capitalismo e a personalidade autoritária no Brasil atual”, aprovado no edital n.º 02/2019 COPES/POSGRAP/UFS – quanto de temáticas que se relacionem com o atual contexto de surto pandêmico, distanciamento social e crise do capitalismo. Para tanto, esse atual projeto de extensão tem articulado a leitura e debate de textos acadêmicos com a apresentação de expressões artísticas variadas, capazes de refletir as mais diversas nuances da esfera do sensível, como mostras de desenho, poesia, música, filmes, séries, literatura, entre outras obras possíveis. Neste aspecto, o objetivo fundamental é incentivar a criação crítica, autoral e compartilhada entre os participantes. O projeto ocorre uma vez por semana, através da plataforma digital Meet-Google, e se divide de modo alternado nos seguintes Grupos de Trabalho: Diálogos Monográficos; Diálogos Pandêmicos; Diálogos (Extra)ordinários.

Programação

Os inscritos devem acompanhar o perfil do Krítica na Instagram ( @kritica.crise ) para informações sobre mudanças de data, bem como verificar o e-mail regularmente. Os textos serão disponibilizados por e-mail e através do perfil.

1. Diálogos Monográficos

a) Dia 24/04/2020: discente de Ciências Sociais Anthony Nunes apresentando o primeiro capítulo do livro "Precariado", de G. Standing.

b) Dia 01/05/2020: discente de Ciências Sociais Brenda Seixas apresentando o primeiro capítulo do livro "Contrato sexual", de Carole Pateman.

c) Dia 07/05/2020: discente de Ciências Sociais Bruno Auderlin apresentando o primeiro capítulo do livro "Sobre o político", de C. Mouffe.

d) Indicativo de data para 18/06/2020: discente de Ciências Sociais João Vítor, texto a definir.

2. Diálogos Pandêmicos

a) Dia 14/05/2020: debate acerca da "Crítica da economia política da barbárie" de M. Menegat;

b) Dia 21/05/2020: debate acerca da "Crítica da economia política da barbárie" de M. Menegat (Parte II);

c) Indicativo de data para dia 25/06/2020: debate acerca das contribuições de Rob Wallace; c

d) Indicativo de data para dia 02/07/2020: debate acerca das contribuições de Rob Wallace (parte II).

3. Diálogos (extra)ordinários

a) Indicativo de realização para dia 28/05/2020: debate sobre o filme "O poço";

b) Indicativo de realização para dia 04/06/2020: sessão II dos Diálogos (extra)ordinários;

c) Indicativo de realização para dia 11/06/2020: sessão II dos Diálogos (extra)ordinários.

Matr cula 2020  70
Atualizado em: Qui, 28 de maio de 2020, 18:47