Ter, 14 de julho de 2020, 17:03

Parada Pedagógica do Colégio de Aplicação: diálogo, reflexão e novas adaptações
A parada acontece de 13 a 17 de julho de 2020

Na última sexta-feira, 10 de julho de 2020, o Conselho Geral do Colégio de Aplicação decidiu manter e oficializar, nesse período de distanciamento social, as atividades pedagógicas remotas para todas as séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Essas atividades serão organizadas em módulos quinzenais, obedecendo um cronograma a ser divulgado, em breve, no site do colégio.

Com base nessa decisão do Conselho Geral, o CODAP/UFS está promovendo, entre os dias 13 a 17 de julho de 2020, a parada pedagógica on-line. Esse evento formativo está a fomentar reflexões pedagógicas sobre o atual cenário de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. É um momento significativo, pois todos os servidores do colégio estão debatendo os próximos passos referentes às atividades remotas, para o segundo semestre letivo de 2020. O Objetivo é buscar alternativas e práticas interdisciplinares em relação às atividades de ensino, pesquisa e extensão, permitindo aos discentes o contato com a produção do conhecimento.

Os professores e alunos do CODAP/UFS terão férias coletivas no período de 20 a 31 de julho, retornando suas atividades no dia 03 de agosto do presente ano, visto que desde o dia 17 de março os servidores vêm trabalhando constantemente de forma remota. Conforme a vice-diretora, Christiane Ramos Donato, “Antes dessas férias, vamos fazer, durante essa semana pedagógica on-line, uma remodelagem no intuito de aprimorar as ações aplicadas nos últimos meses”.

Para a coordenadora da área de ciências humanas, professora Clêane Oliveira dos Santos, esse momento formativo é muito importante, pois: “Diante da necessidade de implementação de mudanças nas atividades pedagógicas remotas que se fará de agosto até dezembro de 2020 ou até voltarem as aulas presenciais, achamos por bem realizar a parada pedagógica no momento, para que os professores, junto aos técnicos e a direção, avaliem as formas como temos realizado os atendimentos e como estão sendo elaboradas as atividades”.

A vice-direção ratifica que “A semana pedagógica on-line vai servir para viabilizar maiores mudanças, pois, com o passar do tempo, todas as coisas que a gente fez sofreram sutis mudanças. Fomos evoluindo nas ações e, agora, a proposta é haver a reorganização das atividades que não sejam somente para contabilização de carga horária, aproximação entre estudantes-família-escola e incentivo ao aprendizado, mas também quanto avaliação deste último. A partir de agora as atividades Pedagógicas remotas serão utilizadas também para avaliação do aprendizado de nossos alunos, tendo assim a obrigatoriedade do retorno delas para os professores”.

Na programação distribuída no quadro abaixo, pode-se notar diferentes momentos de reflexões e planejamentos, são eles:

• Individual: possibilita aos docentes, individualmente, refletirem acerca do que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado, em suas aulas, objetivando a melhoria no que concerne à abordagem dos assuntos, as formas de estudo e a construção do conhecimento por parte dos discentes;
  • Disciplinar: o diálogo entre os(as) docentes da mesma disciplina, refletindo a respeito de seus programas de ensino: aspectos e práticas pedagógicas para as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos educandos;
  • Coletivo: através das reuniões, por séries e turmas, permitindo diálogos frutíferos a respeito de ações pedagógicas interdisciplinares necessárias e decididas conjuntamente para a melhor desenvoltura do alunado no decorrer do ano letivo.

SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA

9h - CONGE

9h - Remodelagem individual das atividades pedagógicas remotas

9h - Remodelagem individual das atividades pedagógicas remotas9h - Remodelagem individual das atividades pedagógicas remotas9h - Remodelagem individual das atividades pedagógicas remotas

14h30min

Discussão entre professores da mesma disciplina

Discussão entre professores - por série EF

14h-15h: 6º ano

15h-16h: 7º ano

16h-17h: 8º ano

Discussão entre professores -por série EM

14h-15h: 1º ano

15h-16h: 2º ano

16h-17h: 3º ano

Discussão entre professores de projetos

CONGE

Em tempos pandêmicos, esse momento formativo é fundamental para discutir, propor e estabelecer, democraticamente, diretrizes e encaminhamentos para uma nova situação pedagógica que consistirá no ensino remoto do conteúdo de todas as disciplinas. Dessa maneira, fica evidente que a parada pedagógica busca, no atual contexto em que estamos, um plano de engajamento educacional que, em termos práticos, balizará o ensino, a pesquisa, e a extensão do CODAP/UFS, cujo objetivo maior é a educação para a transformação.

Texto elaborado por:

Comissão de Comunicação do CODAP