Seg, 19 de abril de 2021, 11:45

Portal do Ingresso inicia matrículas na UFS para aprovados pelo Sisu
Portal permite envio de documentação e realização de todos os trâmites

A partir desta segunda-feira, 19, está em funcionamento na Universidade Federal de Sergipe o Portal do Ingresso, que permite aos alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o envio remoto da documentação para a matrícula e a realização de todos os trâmites necessários ao processo.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o Portal do Ingresso é uma forma de promover uma maior agilidade e trazer mais segurança, tanto para servidores quanto para os alunos ingressantes na universidade.

“É muito importante essa ação que iniciamos hoje, com a possibilidade de ofertar uma matrícula completamente online. Essa é uma evolução em termos de sistemas da nossa universidade e uma necessidade no que diz respeito ao enfrentamento à Covid e para a proteção da vida das pessoas”, destacou.

O Portal do Ingresso é resultado de um trabalho conjunto entre a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFS, conforme detalha o pró-reitor da Prograd, Dilton Maynard.

“O Portal do Ingresso é um ambiente que foi desenhado pela universidade para que o aluno possa realizar a sua matrícula nesse contexto de pandemia. Ele preenche um cadastro com informações básicas e envia seus documentos digitalizados. É muito importante que o candidato atente para o fato de que a digitalização dos documentos deve seguir o padrão que está indicado no edital de matrícula, evitando qualquer transtorno ou necessidade de ter que solicitar ao aluno uma nova digitalização, além de fazer com que o trabalho possa fluir mais rapidamente”, pontuou Dilton.

Canais

Ele informou ainda que as matrículas vão ocorrer até o próximo dia 21, mas casos com pendências poderão ser resolvidos entre os dias 22 e 23 de abril. “Essa matrícula é para candidatos aprovados no último Sisu, o de 2021, quando a universidade ofertou 5.031 vagas, lembrando que o campus de Lagarto e o campus de Glória não entram no Sisu, mas os demais campi da UFS entram”, complementou o pró-reitor.

Para esclarecer dúvidas e promover orientações diversas, a UFS disponibilizou também um contato via Whatsapp, que deve ser feito pelo número 79 8113-4465.

A STI teve papel fundamental para possibilitar o uso do portal e do aplicativo de mensagens.

Agilidade

O superintendente da STI, Andrés Menéndez, diz que o grande diferencial da matrícula deste ano é o fato de não ser mais necessário que o aluno ingressante compareça à universidade.

“O Portal do Ingresso tem por objetivo fazer com que os alunos que ingressaram pelo Sisu possam fazer sua matrícula na UFS. O processo é muito parecido com o do ano passado, mas a grande diferença é que o aluno não precisa chegar até a UFS e fazer a sua matrícula presencialmente. Tudo o que foi oferecido no ano passado foi informatizado, está funcionando de forma digital. Vamos fazer todos os processos internos, com horários específicos para cada curso, de forma ágil e segura. O aluno realiza a sua matrícula, tem acesso aos comprovantes de matrícula e ainda conta com um suporte via whatsapp”, resumiu o superintendente.

Andreza Azevedo

Atualizado em: Seg, 19 de abril de 2021, 12:08