Últimas Notícias

Convocação para Matrícula do Sorteio Público de Vagas Remanscentes 2016 Saiba Mais 

Divulgação das Listagem de Inscritos no Sorteio Público de Vagas Remanscentes 2016 Saiba mais aqui

Divulgação de Nova Portaria de Homologação de Matrícula e Convocação de Excedentes. Saiba mais

Lista de Materiais para os alunos 2016 Clique aqui

Disponivel de Lista de Materiais de Artes. Clique aqui e saiba mais

 

BREVE HISTÓRICO:

O Colégio de Aplicação, antigo Ginásio de Aplicação (G. A.), criado em 30 de junho de 1959, pertencia à Faculdade de Filosofia de Sergipe, com objetivo de servir como campo de estágio daquela Faculdade. Em 30 de dezembro de 1965, foi autorizado o 2º Grau com opções para o Clássico e o Científico, passando o Ginásio de Aplicação a denominar Colégio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe.

Em 1968, foi criada a Universidade Federal de Sergipe que incorporou a Faculdade de Filosofia e o Colégio de Aplicação em sua estrutura administrativa e pedagógica.

Em 1981, o Colégio de Aplicação transferiu-se para o Campus Universitário, passando a ser um órgão Suplementar, ligado diretamente à Reitoria e assumindo, além das funções do Ensino e Estágio, as atividades de Pesquisa e Extensão. Mantendo uma relação direta com o Centro de Ciências Humanas, propondo-se a ser campo de pesquisa, experimentação e prática pedagógica, além de servir como veículo de difusão de tecnologias educacionais para a Comunidade de 1ºe 2º Graus.

A partir de 1993 o Colégio passou a ser vinculado pedagogicamente à Pró–Reitoria de Graduação – PROGRAD a fim de obter um maior envolvimento com os Departamentos/UFS.

Em 1994, o Colégio passou a funcionar em sua sede própria.

Em 2006, o Colégio passa a ter representantes nos Conselhos Superiores da Universidade

Atualmente funciona regularmente o Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano. Desenvolve o projeto de Extensão, e projetos de Pesquisa em Iniciação Científica

OBJETIVOS:

Servir de campo de observação, pesquisa, experimentação, demonstração, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de ensino.

Proporcionar a prática de ensino aos alunos do curso de Licenciatura e estágios supervisionados aos alunos dos demais cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe e de outras IES.

Desenvolver a Pesquisa científica e produzir conhecimentos, visando ao aperfeiçoamento dos profissionais da Educação Básica.

Instrumentalizar o educando para uma atuação crítica e produtiva no processo de transformação e construção consciente de uma sociedade justa, humanitária e igualitária.

Atuar na formação e desenvolvimento psicológico, social, cultural e afetivo do aluno, proporcionando conhecimentos e habilidades que lhe permitam prosseguir seus estudos.

Notícias