Curso de Inglês para Iniciantes 2016
O projeto configura-se em uma ação universitária que congrega os três focos centrais da vida acadêmica: o ensino, através da prática didático-pedagógica pelos alunos bolsistas e/ou estagiários; a pesquisa, em virtude da necessidade de os alunos possuírem conhecimento consolidado das habilidades linguísticas exigidas em sala de aula e, por último, a extensão, considerando que os cursos continuarão abertos às comunidades interna e externa à Universidade Federal de Sergipe. Assim sendo, esta proposta visa à manutenção do contato direto entre os saberes gerados na Universidade (tanto na educação básica, como na superior) e a Sociedade, a qual passa a fazer parte do processo educativo, cultural e científico proporcionado pelo estudo de língua inglesa de maneira integrada. A proposta primeira do projeto é a formação didático-pedagógica dos alunos do curso de graduação em Letras Português/Inglês e Letras/Inglês, sob a supervisão de professores da habilitação referente à formação acadêmica dos mesmos. O projeto possibilita, ainda, aos alunos selecionados como bolsistas e voluntários, a consolidação dos conhecimentos e competências linguísticas adquiridos pelos mesmos nas disciplinas cursadas no decorrer do curso de Letras e habilitá-los-á a melhor se prepararem para o mercado de trabalho externo, ora tão competitivo e cujas demandas se apresentam cada vez mais desafiadoras. A educação precisa ser vista pelos professores-educadores, segundo Passarelli (2008), com base no papel que desempenham no processo de transformação social, com a explicitação de conteúdos e tarefas próprias da atuação profissional – o fazer pedagógico – uma vez que a aprendizagem e sua aplicabilidade à vida social estão fundamentadas em reflexões pautadas em princípios de cidadania e liberdade. Ainda segundo a autora, a reflexão deve ser vista não como um processo mecânico ou um mero exercício de construção de novas ideias, mas de uma prática que revela “o nosso poder para reconstruir a vida social, ao participar na comunicação, na tomada de decisões e na ação social” (Goméz, 1992:103), proposições essas que fundamentam a proposta.
Local das aulas: Codap e Colégio Glorita Portugal
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