Ter, 09 de junho de 2020, 11:10

Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa vinculado ao CODAP/UFS

Conheça os Grupos de Pesquisa do Colégio de Aplicação da Universidade federal de Sergipe cujos projetos desenvolvidos se organizam em torno de diferentes linhas de pesquisa:

GEPHED - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas

Marca

Líder(es) do grupo: Joaquim Tavares da Conceição e Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas.

Área predominante: Ciências Humanas, Educação e História da Educação.

Foco do grupo: Formação de pesquisadores no campo da História da Educação. Desenvolvimento de pesquisas voltadas para as linhas memórias da educação, intelectuais e sujeitos da ação educativa e saberes e práticas educativas.

Linhas de Pesquisa:

- Intelectuais e sujeitos da ação educativa

- Memórias da educação

- Preservação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo

- Saberes e práticas educativas

Link do Grupo de Pesquisa no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/223797

GPEA - GRUPO DE PESQUISA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Design sem nome  53

Líder(es) do grupo: Anézia Maria Fonsêca Barbosa

Área predominante: Educação

Foco do grupo: O grupo desenvolve pesquisas sobre as relações entre ensino e aprendizagem em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, de diferentes disciplinas, analisando as contribuições de distintas propostas didáticas para aprendizagem de conceitos e habilidades pelos alunos.O interesse recai nos aspectos interativos e discursivos das relações entre professores e alunos e entre alunos, bem como nos aspectos cognitivos, afetivos e éticos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Formado por pesquisadores que, em sua maioria, estão inseridos na Educação Básica, em diferentes campos do conhecimento, o grupo tem elaborado e analisado propostas interdisciplinares de ensino, em que os conteúdos são desenvolvidos em relação com questões sociais e ambientais. Os resultados de suas pesquisas são expandidos aos professores atuantes e em formação em eventos científicos promovidos regularmente. Tem contribuído para a formação de alunos de iniciação científica e mestrado.

Linhas de Pesquisa:

- Currículo, ensino e aprendizagens na Educação Básica