Seg, 29 de abril de 2024, 14:06

UFS realiza conferência Perspectivas da Educação Pública
Projeto faz parte das ações do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas Manoel Bomfim
Evento faz parte das ações do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas Manoel Bomfim. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Na manhã desta segunda-feira, 29, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), o Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) e o grupo Pacto pela Educação, a abertura da conferência "Perspectivas da educação pública". O evento faz parte das ações do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas Manoel Bomfim (LMB/UFS) e tem o propósito de revelar práticas exitosas que merecem destaque para a melhoria da educação sergipana.

(foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Valter Santana, reitor da UFS, revelou que a universidade tem buscado aliar o processo de formação dos alunos às necessidades da sociedade, para que seja possível entregar profissionais que estejam intimamente relacionados às demandas. “A UFS qualifica os alunos com o propósito de devolver à sociedade esse aprendizado e o conhecimento novo que é produzido dentro da universidade. E temos tido, felizmente, como mostram os indicadores, resultados nos últimos anos que indicam um êxito dentro desse processo”, enfatizou.

Valter Santana, reitor da UFS, discursou durante o evento. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Josué Subrinho, coordenador do LMB, compartilhou a premissa que guia a conferência. “Esse evento tem como objetivo, de um lado, apresentar as perspectivas da educação básica sergipana e, por outro, ressaltar as experiências exitosas de todas as nossas principais escolas que se destacaram; escolas da rede estadual e da rede municipal que tem boas práticas. Nós queremos que essas boas práticas inspirem todo o conjunto e que essas escolas se tornem regra e não exceções”, disse o professor.

Josué Subrinho é coordenador do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas Manoel Bomfim, (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A conselheira Susana Azevedo, presidente do TCE-SE, ressaltou a importância de ter a UFS como uma parceira constante na melhoria da educação em Sergipe. “A universidade se coloca à disposição, através do Laboratório Manoel Bomfim, comandado por uma das pessoas que mais entendem de educação em Sergipe, que é o professor Josué, para que a gente possa levar a educação de qualidade para todos os municípios sergipanos”, explicou a conselheira.

Susana Azevedo é presidente do TCE-SE. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

O procurador do MPC-SE e coordenador do grupo Pacto pela Educação, João Augusto Mello, revelou não ter dúvidas sobre os enormes frutos que a conferência trará. “A educação não será mais a mesma, a partir do momento em que cada um de nós perceber que temos que entrar em um processo de melhoria contínua, e esse processo só acontece baseado em dados e ciência. Neste ponto, a parceria com a Universidade Federal de Sergipe será primordial para trazer todo esse conhecimento, esses grandes estudiosos da educação, e para fazer nosso estado de Sergipe cada vez maior”, disse o procurador.

João Augusto Mello é coordenador do grupo Pacto pela Educação. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A programação da conferência Perspectivas da Educação Pública segue até o dia 30 de abril. Para conferir, clique aqui.

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 29 de abril de 2024, 14:18