Qua, 20 de dezembro de 2017, 14:56

Feira da Francofonia

Projeto de Ensino e Extensão "Feira da Francofonia"

Coordenador do projeto

Saulo Henrique Souza Silva

Silaine Maria Borges

Silvânia da Silva Costa

A Feira da Francofonia/CODAP foi criada no ano de 2013, com o objetivo de divulgar a cultura em língua francesa e demonstrar a importância desse idioma na formação dos alunos da Escola Básica. Refutava-se, neste sentido, o discurso insipiente que decreta a morte da língua francesa. Vale ressaltar que o Colégio de Aplicação é a única escola do Estado de Sergipe a conservar o francês em sua grade curricular. Em 2014, a Feira da Francofonia/CODAP torna-se parte do calendário escolar do Colégio de Aplicação e ganha o nome da Prof.ª Isolina Maria Nery Tavares, homenagem à professora que muito fez pela disciplina língua francesa e pelo crescimento do colégio.

Com o intuito de vivenciar a cultura dos países francófonos, as turmas são divididas em países, através de um sorteio: 6°A França, 6°B Camarões, 7°A Martinica/ Guadalupe, 7°B Bélgica, 8°A Congo, 8°B Canadá, 9°A Madagascar e 9°B Suíça. Em cada edição da Feira é feito um novo sorteio para que outros países francófonos /ou aspectos da cultura sejam estudados. Em 2014 foram priorizados os países de língua francesa participantes da Copa do Mundo no Brasil.

Apesar do idioma francês ser o ponto de partida, professores de outras áreas contribuem com a atividade, pois envolvendo toda escola, pode-se explorar diversos aspectos do país em foco

Atualizado em: Sáb, 27 de abril de 2019, 13:01