Encontro Intercultural de Línguas Estrangeiras (ENILE)

O Encontro Intercultural de Línguas Estrangeiras (ENILE) do Colégio de Aplicação (UFS) tem como base o ideal interculturalista e objetiva refletir sobre aspectos relativos à interação entre culturas, de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos. O encontro pode ser visto também como uma proposta criativa e inclusiva, no sentido de incluir na pauta as diferenças, o contato, o diálogo, a interação entre as diferenças, colocando a própria escola em um lugar de questionamento quanto ao seu papel na sociedade. Em outras palavras, o ENILE busca conferir ao ensino de línguas estrangeiras um enfoque que deixe de privilegiar estruturas lexicais e conteúdos gramaticais, para contemplar também questões culturais, sociais, políticas, éticas e de reconhecimento e valorização das diferentes identidades.

Conheça, um pouco, cada uma das edições, clicando nos links abaixo:

- I ENILIE (2017)

Em sua primeira edição, em 2017, o tema escolhido foi “Menos muros e mais pontes”, propondo o estudo acerca das migrações na América e as relações entre os países que a constituem, sensibilizando todos os envolvidos acerca da importância de se reconhecer a pluralidade, respeitar as diferenças e buscar conviver e interagir com o Outro.

- II ENILE (2018)

Em 2018, o ENILE fez parte da programação da XXVI Jornada Esportiva, Cultural e Científica do Colégio de Aplicação (JECCCA) e seu tema foi “Intercâmbio cultural e ensino de línguas”.

- III ENILE (2019)

Em 2019, o ENILE fez parte da programação da I Semana Interdisciplinar do CODAP/UFS e seu tema foi “Vida acadêmica no exterior”.