Biblioteca Comunitária

A Biblioteca Comunitária (BICOM) faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS). Desde 1999, encontra-se instalada no Colégio de Aplicação (CODAP), maiores informações são encontradas na página http://bibliotecas.ufs.br.

A Bicom apresenta uma estrutura de 107,5 m², é dividida em 3 ambientes: o acervo com 43,5 m², o hall de entrada com 43 m² e a sala de processamento técnico com 21m². Disponibiliza de 7 mesas de estudo, 28 assentos para estudo e 4 computadores para consulta e pesquisa dos usuários. Contamos com 3 funcionários: uma bibliotecária, um técnico administrativo e um terceirizado.

O acervo possui material bibliográfico das diversas áreas do conhecimento.  Ao todo consta 4.537 exemplares organizados por cores, cada área do conhecimento está identificada com uma cor, facilitando assim o processo de busca pelo usuário.

No ano de 2019 a Bicom focou sua visibilidade no contexto do Colégio de Aplicação e na Comunidade acadêmica, buscando atrair usuários através das ações culturais desenvolvidas ao longo do ano. Pois, a biblioteca também desenvolve atividades para despertar o gosto pela leitura e fomentar a construção do conhecimento. A exemplo disso temos o projeto “Leitor do mês”, com intuito de incentivar a leitura e aumentar a estatística de empréstimos. O usuário que realiza o maior quantitativo de empréstimo ganha um certificado e um brinde.

Houve também outras atividades em parceria com professores e técnicos administrativos como, por exemplo: Arte na biblioteca, Exposição: O pequeno príncipe; Roda de leitura; Apresentações literárias; Exposição: Triste fim de Policarpo Quaresma na Bruzundanga; Exposição: Semana Nacional do Livro e da Biblioteca “O universo das histórias em quadrinhos”; Dia do terror na biblioteca; A Bicom também é coisa de preto; Quintas literárias.

Essas ações conseguiram atrair a visita de pessoas de diversos setores da UFS, tais como professores universitários, técnicos administrativos, discentes de graduação, ex-alunos da UFS e principalmente a comunidade do Codap (alunos, professores e funcionários).

CONSULTA AO ACERVO

TelefoneE-mail
(79) 3194-6924bicombiblioteca@gmail.com

LocalizaçãoHorário de atendimento ao público