Sobre
CENTRO DE PESQUISA DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CEMDAP)

 

A implantação do Cemdap surgiu a partir das atividades desenvolvidas e dos resultados do projeto de pesquisa Constituição de acervo documental do Colégio de Aplicação: Organização de documentação escolar permanente, desenvolvido no período de 2013 a 2015, coordenado pelo Prof. Drº Joaquim Tavares da Conceição. O projeto contou com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPITEC/SE/CNPq/ PIBICJr , PIBIC/COPES/UFS e PIBIC/CNPq/UFS) e teve como objetivo a organização de acervo de documentos produzidos nos anos de existência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Em 30 de março de 2016, tendo em vista os resultados dos projetos acima citados, o Conselho Geral do Colégio de Aplicação aprovou a criação do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap) e a designação de uma sala específica no prédio escolar para o seu funcionamento.

Finalidades e objetivos

O Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Cemdap) tem como finalidade a captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de acervos documentais relacionados com o Colégio de Aplicação da UFS e a produção de pesquisas.

Objetivo geral:

  • Captação, organização, preservação, disponibilização e difusão do patrimônio histórico educativo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Objetivos específicos:

  • Coletar e reunir acervos materiais e imateriais do patrimônio histórico educativo, cuidando de seu tratamento, de sua organização e conservação;
  • Disponibilizar fontes para a consulta de pesquisadores interessados na memória e história do Colégio;
  • Constituir repositório das produções dos agentes educativos do Colégio;
  • Desenvolver pesquisas e disseminar informações a respeito da história e memória do Colégio;
  • Promover ações de educação patrimonial, ressaltando o valor memória histórica da instituição
  • Constituir banco de acervo audiovisual referente à memória do Colégio;
  • Desenvolver e incentivar a produção de objetos de aprendizagem voltados para a preservação e difusão do patrimônio escolar.