Sex, 17 de dezembro de 2021, 13:56

GPEA
Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagens na Educação Básica
Design sem nome  53

O grupo desenvolve pesquisas sobre as relações entre ensino e aprendizagem em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, de diferentes disciplinas, analisando as contribuições de distintas propostas didáticas para aprendizagem de conceitos e habilidades pelos alunos. O interesse recai nos aspectos interativos e discursivos das relações entre professores e alunos e entre alunos, bem como nos aspectos cognitivos, afetivos e éticos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Formado por pesquisadores que, em sua maioria, estão inseridos na Educação Básica, em diferentes campos do conhecimento, o grupo tem elaborado e analisado propostas interdisciplinares de ensino, em que os conteúdos são desenvolvidos em relação com questões sociais e ambientais. Os resultados de suas pesquisas são expandidos aos professores atuantes e em formação em eventos científicos promovidos regularmente. Tem contribuído para a formação de alunos de iniciação científica e mestrado.

Linhas de Pesquisa:

• Currículo, ensino e aprendizagens na Educação Básica