Qui, 25 de abril de 2019, 12:25

PROJETO BILINGUISMO-Língua Francesa /DNL (disciplina não linguística)
Professores do Colégio de Aplicação farão formação em língua francesa na França

PROJETO BILINGUISMO-Língua Francesa /DNL (disciplina não linguística)

O projeto Bilinguismo em língua francesa/Disciplina não linguística, coordenado pelo professor Ricardo Costa dos Santos, tornou-se uma realidade; a partir desse ano de 2018 se inicia a formação linguística dos alunos. Tem-se como objetivo, ensinar disciplinas do currículo regular, em língua portuguesa/francesa, proporcionando aos alunos uma experiência linguística e interdisciplinar. Para essa nova experiência, conta-se, inicialmente, com as matérias Educação Física e Biologia.

Além da formação dos alunos, os professores das chamadas Disciplinas não Linguística, nesse caso, Educação Física e Biologia, igualmente estudam a língua francesa. Isso ocorre de duas maneiras, a aquisição do francês como língua estrangeira e o aprendizado da Disciplina não Linguística. Dessa maneira, em parceria com o Consulado da França e Aliança Francesa de Aracaju, as professoras Christiane Donato e Marília Menezes fazem a formação linguística nessa instituição, ambas com bolsa integral.

Para uma experiência mais profunda com a língua francesa, as professoras do projeto foram premiadas com uma bolsa para ir a França, ao Centre d’études Française no Cavilam de Vichy. Serão dois cursos, um voltado para a língua francesa, e o outro especificamente para o ensino das “Disciplinas não Linguísticas”: Programme intensif de français e Formation "Enseignement d'une matière scolaire en français, DNL", tendo duração de um mês.

Cabe destacar que o projeto faz parte de uma parceria entre Consulado da França, Embaixada da França, Aliança Francesa de Aracaju e Colégio de Aplicação, sendo apoiado por Cecília Goloboff, Adida de Cooperação para o Francês no Nordeste. Assim, o CODAP se tornou a primeira escola bilíngue em Língua Francesa do Estado e segunda do Nordeste.

Profª Christiane Donato, (a esquerda), Profº Ricardo Costa (centro) e Profª Marilia Menezes (a direita)
Atualizado em: Qua, 01 de maio de 2019, 17:03