Seg, 03 de junho de 2019, 16:55

Estudantes do CODAP são premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Professor de física do CODAP é destaque na OBFEP 2018

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe é destaque na OBFEP 2018 (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2018). A Premiação ocorreu na última quinta-feira (30), como parte da Cerimônia de Encerramento da Reunião Anual de Outono da Sociedade Brasileira de Física, realizada em Aracaju, no Radisson Hotel - Orla de Atalaia. O Colégio de Aplicação da UFS obteve 08 (oito) medalhas, sendo 01 medalha de Bronze Nacional, 02 medalhas de Ouro Estadual, 02 medalhas de Prata Estadual e 03 medalhas de Bronze Estadual (ver a relação dos Alunos Premiados no quadro abaixo).

Estudantes premiados presentes na cerimônia

A esse expressivo resultado, o CODAP conquistou a premiação de Escola Destaque da Olimpíada em Sergipe e o Professor de física, Nemésio Augusto Álvares Silva, o prêmio de professor destaque pela participação e maior número de alunos premiados. Além das medalhas recebidas, os alunos Aécio Lucas Oliveira Nunes e Miguel Ângelo Monteiro de Matos ganharam, juntamente com o professor Nemésio Augusto, uma bolsa de estudo PIBIC-Jr. O CODAP recebeu um kit experimental de eletrônica para aprimoramento dos seus alunos no estudo da Física.

Prof. Nemésio Augusto Álvares Silva

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física, em particular. Através da OBFEP, há o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos, com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:

a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;

b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;

c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;

d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;

e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.

Para a OBFEP 2019, que ocorrerá no mês de agosto, os professores de física, Aline Rodrigues e Nemésio Augusto, estão organizando grupos de estudo para uma maior participação dos alunos do CODAP.

RELAÇÃO DE MEDALHISTAS - CODAP

Lucas Querino Borel de Almeida

**Atualmente alunos aprovados no ENEM 2018 e cursando a graduação na UFS

Fonte: SBF/OBFEP/ Comissão Organizadora

Acesse aqui e conheça mais sobre a Olímpiada.

Texto criado por Nemésio Augusto Álvares Silva (CODAP/UFS).

Atualizado em: Seg, 03 de junho de 2019, 22:15