Qui, 26 de março de 2020, 14:56

CODAP CONTRA O COVID-19
Rotina para a Quarentena

Com a chegada do COVID-19, o Colégio de Aplicação entrou em quarentena acatando as determinações adotadas pelo Governo do Estado e pelo comitê de prevenção e redução de riscos da Universidade Federal de Sergipe e do Ministério da Saúde.

Porém, as atividades escolares não pararam! Os servidores do CODAP estão desenvolvendo atividades pedagógicas e administrativas de forma remota, seguindo as orientações dos órgãos públicos.

O isolamento domiciliar e as medidas de distanciamento social contribuem para desacelerar a proliferação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis. Veja medidas que podem contribuir com o seu bem-estar durante a quarentena.

O QUE FAZER ENQUANTO ESTÁ EM CASA?

Para você aluno e toda comunidade acadêmica, seguem algumas sugestões para sua rotina nos próximos dias.

Acesse AQUI as sugestões de rotina para a quarentena.

COMO MANTER A SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?

1. Cuidado com o excesso de informação sobre o mesmo assunto estressante: isso pode aumentar a ansiedade, devido às incertezas e preocupações. Se perceber que esse excesso de informação lhe provoca algum tipo de desconforto, dê um tempo e veja ou faça outras coisas que lhe deem prazer. Filtre a quantidade e qualidade das informações e tente partilhar mais histórias positivas.
  2. Cuide do seu corpo: ter uma alimentação saudável, ingerir bastante água, praticar atividades físicas, dormir bem, manter uma boa higiene pessoal e fazer atividades relaxantes (como meditação e alongamento) auxiliam na produção de hormônios do bem-estar e no aumento da imunidade.
  3. Faça coisas que gosta: aproveite o tempo para ouvir músicas que gosta, ler os livros que estavam pendentes, assistir filmes e séries que você estava sem tempo, começar um novo hobby ou manter um que já gostava, mas fazia menos que desejava (como dançar, tocar um instrumento musical, cozinhar, etc.).
  4. Crie um diário da gratidão: seja individual ou em família, crie a rotina de escrever uma lista diária por coisas que é grato. A gratidão é associada à melhoria do bem-estar e da saúde mental, bem como à felicidade. Ainda que você não encontre muitas razões para agradecer, o fato de simplesmente estar parando para reparar já lhe fará sentir-se melhor.
  5. Aproveite para se organizar: ordenar uma rotina de estudos ou de limpeza da casa, fazer uma faxina para doar e/ou jogar o que não tem mais função para você, podem auxiliar a deixar o ambiente externo agradável e harmônico, o que tende a relaxar e ampliar a sensação de conforto e aconchego para quem está no lugar.
  6. Conecte-se com pessoas: aproveite o tempo e faça coisas que ocupam sua mente, trazendo à tona o bem-estar pela conversa sobre trabalho, estudos e sonhos e até mesmo por partilhar boas lembranças (como organizar as fotos da família ou planejar um futuro passeio).
  7. Reflita sobre a sua vida: Como você se sente neste momento, vivendo como vive? Como poderia se sentir ainda melhor? Do que você gosta? Do que você não gosta? O que você deseja experimentar em sua vida? Como você espera estar daqui a 20 anos? Que tal se conhecer melhor e a partir dos seus desejos começar a traçar planos de como atingir cada uma de suas metas numa data determinada (e coerente) por você?
  8. Não pare seu tratamento: é comum se sentir nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora nos sintomas neste período estressante.
  9. Peça ajuda se precisar: se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188).

LAVAGEM DAS MÃOS

A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao início e ao término de uma tarefa.

Quando lavar as mãos:

- No início do turno de estudo/trabalho;

- Depois de andar de transporte público;

- Depois de utilizar o banheiro;

- Antes e depois de contato com pessoas doentes;

- Após coçar ou assoar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro;

- Antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar;

- Após manusear quaisquer resíduos;

- Ao término da jornada de estudo/trabalho;

- Sempre que chegar em casa.

Foto: https://www.esp.ce.gov.br/2020/03/02/saude-orienta-sobre-importancia-da-higienizacao-das-maos/

LEMBRETES:

- O uso de luvas não exclui a lavagem das mãos.

- Utilizar álcool gel 70º, caso não exista lavatório no local.

- Tem-se comprovado que a contagem de microrganismos sob as unhas e quando se está usando anéis, relógios e pulseiras é mais alta.

- Mantenha as unhas tão curtas quanto possível e remova todas as joias antes da lavagem das mãos.

Tem dúvidas sobre o novo coronavírus? Acesse a cartilha de informações ou o site do comitê de prevenção da UFS.

Matr cula 2020  30
Atualizado em: Qui, 26 de março de 2020, 14:56