Seg, 13 de abril de 2020, 20:17

Projeto de atividades pedagógicas para o 3º ano do Ensino Médio
Atividade remota somente para estudantes do 3º ano

Caríssimos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio do CODAP/UFS Os professores do 3º ano, Direção e coordenadores de área, reuniram-se de forma online para tratar de um assunto muito importante: “A realização de atividades para vocês nesse período de isolamento social em preparação para o ENEM” e, fechamos a primeira atividade a ser feita. Ela será realizada em duas etapas e uma coisa é de fundamental importância para o sucesso dessa ação: O SEU ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO.

Segue agora o detalhamento das duas etapas dessa primeira atividade, sendo que a primeira etapa já inicia hoje (13 de abril):

1ª ETAPA – Estudo dos conteúdos

* Cada professor escolheu algum ou alguns conteúdos a serem estudados por um certo período de tempo, em preparação para um simulado online. São eles:

DISCIPLINAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOSCONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS

Língua Espanhola

Compreensão de diferentes gêneros de textos em espanhol:

- Tema e objetivo central do texto;

- Intenções comunicativas do texto;

- Localização de determinadas ideias do texto.

Língua Inglesa

Interpretação de texto.

- Vanguardas europeias;

- Funções da Linguagem.

- Atividade física, exercícios físicos e saúde;

- Aptidão física relacionada à saúde.

Artes

- Arte Moderna

DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

Geografia

Peço-lhes que assistam vídeos no YOUTUBE sobre O PROCESSO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA (FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX), têm vários vídeos, procurem observar e anotar os acontecimentos que culminaram no processo de implantação da indústria no Brasil (já foi solicitado em outro momento para verem os filmes sobre Mauá e Coronel Delmiro Gouveia), agora acrescentem os períodos que compreendem os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e período Militar.

Sociologia

1 - Notas sobre os fundamentos do capitalismo e a imaginação sociológica: Cultura e Política em Debate (Parte I)

• Imaginação sociológica e o exercício da compreensão e análise dos fenômenos sociais;

• Fenômenos Naturais e Fenômenos Sociais: Entre a experiência vivida e a elaborada: Capitalismo e Covid-19 como processos históricos.

As origens da Filosofia e o pensamento antigo.

DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZACONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS

1. SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES;

2. TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES SI para USUAIS;

3. CONCEITO de VELOCIDADE e suas APLICAÇÕES;

4. CONCEITO de ACELERAÇÃO e suas APLICAÇÕES;

5. MOVIMENTO RETILÍNEO e UNIFORME

Cadeias carbônicas

Tema Geral: Ecologia Conteúdos específicos:

- Níveis de organização dos seres vivos;

- Habitat e Nicho ecológico;

- Cadeias e teias alimentares;

- Poluição nos ecossistemas (magnificação trófica).

- Razão;

- Proporção;

- Regra de três;

- Porcentagem;

- Função de 1º grau.

* Cada professor irá escolher o meio a ser utilizado para orientar vocês nos estudos desses conteúdos em preparação para o simulado online. Siga com atenção essas orientações e acesse diariamente o SIGAA.

2ª ETAPA – Realização dos 4 simulados online

• Foram escolhidas 4 datas para realização dos simulados online:

a) Simulado de Redação (20 de abril das 14h às 18h)

b) Simulado de Linguagens e Códigos (23 de abril das 13h às 19h)

c) Simulado de Ciências Humanas (27 de abril das 13h às 19h)

d) Simulado de Ciências Exatas e Natureza (30 de abril das 13h às 19h)

• Os simulados online que constam em b), c) e d) serão de 20 questões, ficando 5 questões para cada disciplina;

• Cada simulado online será enviado pela coordenação do Projeto, via SIGAA em formato de PDF, e vocês terão o tempo determinado acima para enviar o resultado (Redação ou Gabarito). Enviaremos posteriormente as diretrizes sobre as maneiras de enviar o resultado;

• Cada gabarito será postado na manhã do dia seguinte a realização do simulado online e virão explicando cada questão de maneira que vocês possam saber por que aquele item é o correto e/ou o que faz cada um dos outros serem incorretos. O objetivo é que o gabarito seja também um momento de aprendizagem;

• Caso as aulas retornem ainda nesse período, manteremos esses simulados online já programados.

Professores participantes:

Andreza Santos Cruz Maynard (História);

Anézia Maria Fonseca Barbosa (Geografia);

Antônio Carlos Silva Júnior (Língua Espanhola);

Carlos Alberto Barreto (Coordenador do projeto de atividade pedagógicas para o 3º ano);

Carlos Rodolfo Sampaio (Biologia);

Christiane Ramos Donato (Direção);

Clêane Oliveira dos Santos (Coordenadora da Área de Ciências Humanas);

Eccia Alecia Barreto de Jesus (Língua Portuguesa e Coordenadora da Área de Ling. e Códigos);

Ewerthon Clauber de Jesus (Sociologia);

Isabella Oliveira Santana (Artes);

Marcelo de Sant’anna Alves Primo (Filosofia);

Mariza Alves Guimarães (Educação Física);

Nemésio Augusto Álvares Silva (Física e Coordenador da Área de Ciências Exatas e Natureza);

Ricardo Costa dos Santos (Língua Francesa);

Rigel Alves Rabelo de Oliveira (Matemática);