Seg, 04 de maio de 2020, 18:14

XXVII Jornada Esportiva, Cultural e Científica do CODAP
Evento envolve toda comunidade acadêmica

A XXVII Jornada Esportiva, Cultural e Científica do Colégio de Aplicação (JECCCA) aconteceu de 09 a 13 de dezembro de 2019. O evento contou com a colaboração de toda comunidade escolar, em especial a direção e comissão presidida pelo professor de matemática Carlos Alberto Barreto. Dentro da jornada foram oferecidas oficinas, minicursos, palestras, exposições de trabalhos, sarau, apresentações musicais e competições esportivas.

Esporte

O objetivo principal do trabalho em equipe no futebol, no basquete e no queimado é habilitar os alunos a desenvolver atividades em grupos, fundamentais para a formação e para o futuro dos estudantes. As disputas foram bastante intensas, com cada série dando o seu melhor para vencer nas modalidades esportivas propostas. Todas as atividades foram realizadas durante os dois primeiros dias na quadra do colégio e sendo muito bem conduzidas e orientadas pelos professores que se dispuseram a coordenar toda essa parte da XXVII da JECCCA. A entrega das medalhas para os vencedores e vencedoras aconteceu no auditório da Didática 7, no momento de enceramento do evento.

Foto: Nemésio Augusto

Cultura

Quanto à parte cultural da XXVII JECCCA, ela se dividiu em dois momentos: o primeiro consistiu em um sarau literário, onde os alunos tiveram a excelente oportunidade em ter um contato mais de perto com a literatura, com leituras e manifestações artísticas e valorizando os talentos culturais que temos na escola. O segundo momento aconteceu no final da Jornada, com apresentações musicais elaboradas pelas alunas e alunos e sendo vistas pela presença maciça dos estudantes e professores da escola. Além disso, houve Mostra de Artes no hall da Galeria Jordão Oliveira, na Biblioteca Central, organizado pelo professor de artes do CODAP/UFS, Marcelo Uchôa.

Foto: Thiago Leão

Ciência

A parte propriamente científica da XXVII JECCCA teve diversas atividades que proporcionaram ao alunado uma multiplicidade de temas cabendo a cada um(a) escolherem em qual atividade gostariam de participar. De oficinas à apresentação de palestras e de exposições de trabalhos científicos a minicursos, esse momento, durante toda a semana da Jornada, permitiu uma participação e aprendizado contundentes dos que se inscreveram em cada atividade proposta e realizada. Para além do seu aspecto avaliativo, esse momento científico envolveu toda a escola e os resultados mostrados à toda a comunidade.

Foto: Nemésio Augusto

Veja mais fotos da XXVII JECCCA.

Atualizado em: Seg, 04 de maio de 2020, 18:47