Seg, 11 de maio de 2020, 17:21

Oficinas de redação on-line: na (tent)ativa de chegar até você...
Coordenação do projeto publica relação de inscritos

Desde 2016, o projeto "Oficinas de Redação - um espaço de interação entre a leitura e a escrita no Colégio de Aplicação" está em ação no CODAP, a fim de colaborar com o aperfeiçoamento da escrita, com o objetivo de avançar com os discentes de uma escrita regular para uma escrita proficiente. Ademais, viabilizar a participação de todos os envolvidos em atividades sistemáticas, através de uma formação na perspectiva da responsabilidade social. O público-alvo do projeto compreende alunos dos 3º anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS, ex-alunos do Colégio de Aplicação-UFS e alunos que já concluíram o ensino médio (público externo). Além disso, alunos do Curso de Letras/Mestrado da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. José Aloísio de Campos, fazem parte da execução do projeto como bolsistas (remunerados e voluntários), na função de ministrantes das oficinas.

"Estamos passando por um momento delicado devido à pandemia Covid-19, por isso, no momento, encontramo-nos em isolamento social, cuidando uns dos outros, para que tudo passe o mais rápido possível. Mas não podemos deixar de estudar! Por isso, este projeto foi reconfigurado para Oficinas de Redação on-line: na (TENT)ATIVA de chegar até você..., a fim de que possam organizar seus estudos", diz professora do CODAP e coordenadora do projeto, Eccia Alecia Barreto.

Esta ação se desenvolverá a partir do paradigma da pesquisa participativa tanto no planejamento quanto na execução e avaliação do processo de intervenção pedagógica. O elemento de mediação didática serão oficinas virtuais de redação, nas quais os participantes terão a oportunidade de aprimorar a sua expressão escrita, requisito indispensável para o bom exercício de qualquer atividade no mundo letrado. Como será?

1 - Utilizaremos, nesse momento, a plataforma Microsoft Teams;

2 – Teremos um encontro, por semana, de 2 horas (horários serão divulgados posteriormente);

3 - Estudo do Texto - as Competências, a fim de compreender as notas - estudos de estruturação – criticidade, etc.

4 - Discussão Temática;

5 - Duas redações por mês – corrigidas segundo a Matriz de Referência do ENEM;

6 – Reescrita textual.

Os debates em sala virtual (através de aplicativo - Microsoft Teams), a escrita de textos dissertativo-argumentativos serão um estímulo à leitura e à escrita. Os momentos de reescrita permitirão a reflexão acerca do objeto de escrita, permitindo aos alunos a revisão de seus argumentos, da colocação de seu ponto de vista e da necessidade de marcas de autoria em seu texto.

Assim, com este projeto serão beneficiados estudantes de Graduação/Mestrado, com a oportunidade de vivenciar a sala de aula (agora, em ambiente virtual), e estudantes de Ensino Médio ou que já concluíram o Ensino Médio, ao receberem orientações relativas à redação e à leitura.

Acesse, AQUI, a lista com os inscritos (público externo). A coordenação do projeto pede que fiquem atentos aos e-mails cadastrados no ato da inscrição, pois serão enviados através deles as informações sobre o cadastro e o início das aulas virtuais.

Design sem nome  6
Atualizado em: Seg, 11 de maio de 2020, 18:31