Ter, 25 de agosto de 2020, 21:37

Estudantes do Colégio de Aplicação são classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências
A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma realização de cinco sociedades científicas brasileiras (Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas) a convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é destinada a estudantes do Ensino Médio e do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Este ano, a 1ª fase ocorreu totalmente on-line nos dias 06 e 07 de agosto e contou com a participação de milhões de estudantes inscritos de todos os Estados do Brasil. O CODAP não poderia ficar de fora e, apesar das grandes dificuldades encontradas devido à pandemia do coronavírus, conseguimos excelentes resultados entre os alunos do 3ª série do Ensino Médio, com vários deles sendo classificados para a 2ª fase.

A iniciativa de inscrever os estudantes na Olimpíada Nacional de Ciências foi do professor de ciências biológica do CODAP/UFS, Carlos Rodolfo Sampaio. “Graças a toda essa situação de pandemia e isolamento social, os nossos alunos estão passando por um momento de apreensão, principalmente aqueles que estão no 3° ano do ensino médio e que irão encarar o ENEM dentro de alguns meses. Para poder estimulá-los aos estudos, resolvi inscrevê-los para participar da ONC. Como as provas seriam totalmente on-line, incentivei a participação deles e, para minha surpresa, não só a adesão deles foi maciça como também os resultados foram excelentes! Isso demonstra não só a preocupação que o CODAP tem com seus alunos, mas principalmente o engajamento deles para com os estudos, mesmo nesse período de incertezas”, disse Carlos Rodolfo Sampaio.

"É importante participar dessas olimpíadas, pois ajuda o aluno a treinar conhecimentos adquiridos ao longo do ensino escolar e podemos saber qual é a área das ciências que nos identificamos. Eu não esperava passar da primeira fase, por ser a minha primeira vez realizando a prova, mas o resultado foi outro e fiquei muito feliz! Em relação à segunda fase, estou me preparando na medida do possível, treinando questões através do aplicativo da ONC e assistindo aulas virtuais", disse Ellen Carolyne, classificada para segunda fase.

Mural com alguns dos estudantes classificados

RELAÇÃO DE ESTUDANTES CLASSIFICADOS - 2020

ARTHUR DOUGLAS ALMEIDA ANDRADE

DANIEL SANTOS PEREIRA