A Feira da Francofonia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) foi criada no ano de 2013, com o objetivo de divulgar a cultura em língua francesa e demonstrar a importância desse idioma na formação dos alunos da Escola Básica. Refutava-se, neste sentido, o discurso insipiente que decreta a morte da língua francesa.
Em 2020, devido ao distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19, o evento será de forma remota no período de 28/09 a 02/10, contando com a participação da comunidade escolar. “ Convidados especiais falarão de galicismos que fazem parte do nosso cotidiano, com toque de especialistas. Além disso, dicas de vídeo para aprofundar conhecimentos”, disse Isabel de Fátima, responsável pela proposta e pelo componente curricular Língua Francesa no CODAP/UFS.
O evento contará com mostra de trabalhos artísticos de estudantes dos sextos aos oitavos anos do Ensino Fundamental, apresentações de poemas ilustrados das turmas dos nonos anos do Ensino Fundamental e todas as turmas de Ensino Médio, além da divulgação de material informativo no site e redes sociais do CODAP. Para tanto, todas as atividades assíncronas e os atendimentos se mantêm, sem interferência nos atendimentos dos colegas professores e outras atividades da escola.
Veja AQUI as imagens e textos elaborados por estudantes do Colégio de aplicação da UFS durante a Feria de Francofonia 2020 |
A seguir, vídeo educacional realizado por discente, veiculado por ocasião da Feira da Francofonia 2020 do Colégio de Aplicação da UFS: "Galicismos na Língua Portuguesa - As palavras do francês apropriadas ao nosso idioma.
Bruna Rezende – 8º A
Laura Alberto – 8º A
Ludymilla – 8º A
Bruno Caldas – 7º A
Nina La Corte – 7º A
Thauã Cruz – 7º A
João Guilherme Quintino – 6º A
Rayssa Silva – 6º A
Galicismo na dança/ ballet - Maira Magno
Galicismos na moda - Wellington Junio Costa
Galicismos na gastronomia - Jean-François Dupisson