Sex, 13 de novembro de 2020, 14:33

CODAP abordará ‘educação antirracista’ em evento pelo Dia da Consciência Negra
Evento vai acontecer de 16 a 20 novembro
Banner preto

No dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. Desde 2003, essa data é incluída no calendário escolar e o CODAP não poderia ficar de fora. Em seu segundo ano, o “Isso é coisa de pret@” trará debates sobre a negritude em diversas esferas. O evento, que ocorrerá entre os dias 16 e 20, terá toda a sua programação online e contará com a leitura de livros, exibição de curtas, apresentação de alunos, mesas redondas, mostras fotográficas, apresentações musicais e muito mais.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas para o planejamento desta edição, por causa da pandemia do coronavírus, o evento contou com a dedicação de seus organizadores. “O intuito de estimular, de propiciar esse debate e de lutar mesmo por uma educação antirracista vence essas dificuldades menores”, diz a professora e organizadora do evento Ana Márcia.

Na edição anterior, um dos momentos mais marcantes do evento foram as oficinas de tranças e turbantes. “Essas oficinas ficaram lotadas e ultrapassaram o número previsto, foram sugestões dos alunos”, enfatiza Ana Márcia sobre a importância da participação dos estudantes. Embora o evento este ano ocorra totalmente online, não perderá sua essência: trará uma programação recheada de informações, debates, exibições e apresentações. “Buscou-se articular o conhecimento teórico com elementos da cultura popular que são interessantes para os alunos”, comenta a professora.

Um dos diferenciais desse ano é a presença mais intensa da música na programação. No dia 17 (terça-feira), acontecerá a "Tarde com a música negra: do blues, jazz, rock ao samba", um momento de debate sobre a influência negra nesses gêneros musicais e contará com a participação dos músicos e professores Saulo Ferreira, Rebeca Vieira e André Oliveira Silva, sob a mediação de Ricardo Costa. Já no dia 20 (sexta-feira), acontecerá a "Noite da Música Negra", que contará com a exibição de vídeos enviados por artistas negros da cena sergipana. O programa será veiculado no canal do CODAP no YouTube.

Confira toda a programação da 2ª edição do “Isso é Coisa de Pret@”:

Programação do evento

Texto elaborado por: