CEMDAP - CENTRO DE PESQUISA DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A implantação do Cemdap surgiu a partir das atividades desenvolvidas e dos resultados do projeto de pesquisa Constituição de acervo documental do Colégio de Aplicação: Organização de documentação escolar permanente, desenvolvido no período de 2013 a 2015, que contou com o apoio do programa institucional de bolsas de iniciação científica (FAPITEC/SE/CNPq/ PIBICJr e PIBIC/COPES/UFS) e teve como objetivo a produção de um acervo de documentos produzidos nos anos de existência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Em 30 de março de 2016, tendo em vista os resultados dos projetos acima citados, o Conselho Geral do Colégio de Aplicação aprovou a criação do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap) e a designação de uma sala específica no prédio escolar para o seu funcionamento.

Finalidades e objetivos

O Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Cemdap) funciona como um centro de preservação e divulgação de documentação e/ou materiais a respeito da memória do colégio e reunião de pesquisas e informações produzidas pelos diversos agentes da ação educativa da instituição.

O Centro de Pesquisa Documentação e Memória também terá o escopo de dinamizar e tornar mais acessível determinados conteúdos para o desenvolvimento de práticas de ensino, de atividades interdisciplinares envolvendo as grandes áreas de ensino-aprendizagem, centradas nas ações preservacionistas e de valorização do patrimônio cultural.

Também é um espaço para “provocar situações de aprendizado” por meio de trabalho interdisciplinar a respeito de questões ligadas a escrita, oralidade, memória, herança cultural; compreensão e leitura de textos e imagens; processos físico-químicos de conservação do papel; condições ambientais para preservação de documentos e higienização; cuidados com a saúde ao manipular documentos, meio ambiente e meio ambiente histórico, dentre outras temáticas e/ou temas transversais.

Assim, o Cemdap deverá perseguir os seguintes objetivos geral e específicos.

Objetivo geral:

• Preservar, divulgar e valorizar o patrimônio escolar e a história do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Objetivos específicos:

• Coletar e reunir acervos materiais e imateriais do patrimônio cultural, cuidando de seu tratamento, de sua organização e conservação;
  • Disponibilizar fontes para a consulta de pesquisadores interessados na memória e história do Colégio;
  • Constituir repositório das produções dos agentes educativos do Colégio;
  • Desenvolver pesquisas e disseminar informações a respeito da história e memória do Colégio;
  • Promover ações de educação patrimonial, ressaltando o valor memória histórica da instituição
  • Constituir banco de acervo audiovisual referente à memória do Colégio;
  • Desenvolver e incentivar a produção de objetos de aprendizagem voltados para a preservação e difusão do patrimônio escolar.

Composição do acervo do Cemdap

O acervo do Cemdap é constituído por originais ou cópias de documentos históricos de diferentes suportes, formatos e tipos (textuais, iconográficos, audiovisual) e de referência (livros, dissertações, teses etc.) e também de objetos da cultura material pertencentes ao patrimônio cultural e recolhidos em diversas partes do Colégio.

Além do material existente na própria instituição outros poderão ser produzidos pelo próprio Cemdap, como entrevistas e/ou documentários com ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos.

O acervo do Cemdap deverá também agregar material bibliográfico, técnico e artístico produzido e doados pelos agentes educativos do Colégio e compra de material bibliográfico especializado. Igualmente, poderá ser composto por documentos e/ou objetos da cultura material doados por terceiros, a exemplo de:

• Materiais originários de acervos privados (ex-professores, ex-funcionários, ex-alunos etc.), como diplomas, livros, cadernos, fotografias, álbuns, entre outros.
  • Entrevistas de interesse do Cemdap, cedidas por pesquisadores;
  • Materiais bibliográficos relacionados com a temática e objetivos do Cemdap  provenientes de outras instituições.

Referência:

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. Projeto para implantação do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Cemdap). 2016.

Contato:

Organização e coordenação:

Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/UFS/CNPq)

Contato: joaquimcodapufs@gmail.com

Bolsista:

Maria Magna Correia Menezes Nogueira (Pibic/Cnpq)

Localização:

Ala B do prédio do Colégio de Aplicação da UFS