Seg, 13 de maio de 2024, 09:37

IX ENCONTRO SERGIPANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (ESEB)
O evento ocorrerá de 28 a 30 de agosto de 2024
Cartaz eseb2024  1

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe promoverá o IX Encontro Sergipano da Educação Básica (ESEB) que será realizado nos dias 28 a 30 de agosto de 2024. O evento contará com mesas redondas, sessões de comunicação oral e painéis, minicursos e oficinas, roda de conversa e atividades culturais.
Previsão de publicação digital: anais com os trabalhos completos.
PÚBLICO ALVO: Docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e do Ensino Superior; estudantes de Graduação e de Pós-Graduação; dirigentes de escolas, coordenadores(a)s pedagógicos(as); pedagogos(as), psicólogos(as), psicopedagogos(as) e demais profissionais de áreas afins à educação.
REALIZAÇÃO: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS)
APOIO: Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica (NEPEEB) e Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagens na Educação Básica (GPEA).
CONTATOS E INFORMAÇÕES:
Site: https://codap.ufs.br/pagina/22208-eseb-encontro-sergipano-de-educacao-basica
Email: esebnepeebcodap@gmail.com
INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO

- Portal cursos e eventos do SIGAA/UFS.

Modalidades e opções de inscrição:

1. Participante (ouvinte) sem apresentação de trabalho
● Inscrição pelo sistema SIGAA – Portal UFS – inscrever-se no evento e nas subações (mesas redondas, roda de conversa e sessões de comunicação oral e painéis);
2. Participante com apresentação de trabalho
● Inscrição pelo sistema SIGAA – Portal UFS – inscrever-se no evento e nas subações (mesas redondas, roda de conversa e sessões de comunicação oral e painel);
● Envio de Resumo por meio de formulário disponível no link:
https://forms.gle/duss4vnbHm7jPYFYA
NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
1- Autores(as):
● Cada participante inscrito(a) tem direito a enviar até 02 (dois) trabalhos, independentemente de ser como autor(a) ou coautor(a).

● É permitida a assinatura de 1 (um(a)) autor(a) + 2 (dois/duas) coautores(as) para cada trabalho inscrito (estando incluso o(a) orientador(a)).
● Os(As) orientadores(as) são autorizados(as) a assinar no máximo dois trabalhos em coautoria. Nos demais, o seu nome deve constar em nota de rodapé, acompanhado da referência “orientador(a)”.

2- Seleção dos resumos simples para envio posterior dos trabalhos completos:
 Os resumos simples devem ser submetidos no período de 02 a 31 de maio de 2024 por meio de formulário próprio para este fim (https://forms.gle/duss4vnbHm7jPYFYA). A confirmação do aceite para posterior envio do trabalho completo ocorrerá até 28 de junho de 2024.
 Caso seja aprovado, o trabalho completo deverá ser enviado para a comissão do evento, dentro do prazo presente no cronograma. O conteúdo dos resumos simples e trabalhos completos aceitos, que posteriormente serão publicados nos anais do evento, é de completa responsabilidade dos(as) autores(as) e coautores(as).

Os resumos simples submetidos deverão vincular-se a um dos eixos temáticos abaixo:
1. Políticas públicas e gestão da educação
2. Políticas afirmativas e diversidades
3. Práticas pedagógicas na educação básica
4. Planejamento e Avaliação educacional
5. Meio ambiente
6. História, Memória, Arquivo, Escola e Educação
7. Materiais didáticos
8. Formação docente
9. Educação Inclusiva de estudantes PcD na educação básica
10. Currículo
3- Regras de submissão do resumo simples:
● A submissão do resumo se dará por meio de envio de formulário disponível no link:
https://forms.gle/duss4vnbHm7jPYFYA .
● O resumo deve ser redigido em português e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (com informações sobre resultados e discussão) e conclusões. Deve possuir no mínimo 400 e no máximo 600 palavras e vincular-se a um dos eixos do IX Encontro Sergipano da Educação Básica (ESEB).
● Devem ser informadas palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5.
● Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão rejeitados.
4- Normas para submissão de minicurso e oficina
 Serão selecionadas até 18 propostas de minicurso para o IX ESEB.
 Toda proposta de minicurso e oficina submetida ao IX ESEB deverá estar em consonância com um dos eixos temáticos do evento.
 Cada minicurso e oficina selecionado será ofertado com base nos horários previstos na programação do evento.
 Cada minicurso e oficina poderá ter duração de 2 (duas) ou 4 (quatro) horas, conforme a programação do evento.
 Cada proposta de minicurso e oficina poderá ter até 3 (três) autores(as).
 A emissão da certificação e a publicação nos anais está condicionada à ministração do minicurso e oficina.
 O número de participantes para cada minicurso e oficina será de acordo com o local que deverá ser solicitado no ato da submissão da proposta.

 Nos locais de realização de minicurso e oficina, estão descritos os materiais disponibilizados pela organização do evento. Qualquer outro material a ser utilizado deve ser de responsabilidade dos(as) proponentes.
 Os(as) autores(as) devem deixar claro na apresentação da proposta se os(as) participantes vão precisar de utilizar notebooks pessoais durante as atividades ou se vão precisar de algum material específico para participação.
 Para preparar o espaço onde ocorrerá o minicurso e a oficina, os(as) autores(as) deverão chegar 30 minutos antes do horário estabelecido.
 O texto da proposta de minicurso e oficina deverá ser em documento doc ou docx.
 O resumo expandido deve ser redigido em português e deve conter: introdução (com apresentação, justificativa e objetivos), fundamentação teórica, metodologia e resultados esperados. Deve possuir no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras e vincular-se a um dos eixos temáticos do IX Encontro Sergipano da Educação Básica (ESEB).
 Devem ser informadas palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5.
 Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão rejeitados.
Modelo de resumo expandido: https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/20981/Modelo_para_resumo_expandido_minicurso_oficina_-_IX_ESEB_2024.docx
As propostas de Minicursos e Oficinas devem ser enviadas por meio do formulário:
https://forms.gle/PMDKTAMGickJr2nc8

5- Critérios utilizados para a seleção dos trabalhos:
● Vinculação com o eixo temático selecionado.
● Fundamentação teórica em conformidade com a temática escolhida.
● Clareza na comunicação escrita (coerência e coesão textual; correção ortográfica e gramatical; adequação às normas).
● Apresentação de resultados parciais ou conclusivos (de pesquisa em andamento/concluída ou relato de experiência) ou pertinência das conclusões do estudo teórico (bibliográfico ou documental).
6- Regras para apresentação da comunicação oral:
● A comunicação oral refere-se à apresentação de pesquisa concluída ou em andamento ou de relatos de experiência.
● A comunicação oral poderá ser realizada pelo(a) autor(a) ou pelos(as) coautores(as).
● As comunicações serão organizadas por eixo temático, conforme descrição presente no tópico 2
“seleção dos resumos simples para envio posterior dos trabalhos completos”.
● Cada comunicação terá duração de, no máximo, 15 minutos. Ao final de cada bloco de exposição, haverá um tempo para debate.
7- Regras para apresentação dos painéis:
● O painel poderá apresentar relatos de experiência ou resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, em nível de Iniciação Científica EM e Júnior, realizadas por pesquisadores(as) e/ou autores(as) estudantes da Educação Básica.
● As apresentações dos painéis ocorrerão em espaço a ser informado no Colégio de Aplicação. Os expositores devem chegar com 30 minutos de antecedência para colocar seus painéis nos locais indicados pela organização para sua exposição.
● O painel deve seguir a estrutura do resumo simples com introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (com informações sobre resultados e discussão), conclusões e palavras-chave (no mínimo 3 e máximo de 5). A inclusão de fontes financiadoras do trabalho é obrigatória e de agradecimentos é opcional.
● Tamanho: deve ter 90 cm de largura por 100 cm de altura.

● Tipo de letra: letra Arial, legível a pelo menos dois metros de distância, na cor preta. Sugere-se o título principal com tamanho 88, títulos de seções com tamanho 31 e conteúdo das seções com tamanho 28 (mínimo).
● Formatação: o painel deverá atender ao formato disponível no link do modelo.
● Na construção do painel, utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.
● Não será permitido o uso de computador, microfone e/ou outros equipamentos eletroeletrônicos durante a apresentação dos painéis. A comunicação será realizada exclusivamente pelos(as) autores(as) do trabalho, na data e período estabelecido.
● Os trabalhos de Iniciação Científica EM e Júnior deverão ser apresentados exclusivamente pelos estudantes da Educação Básica envolvidos nos projetos.
● Os trabalhos devem ser apresentados conforme o modelo, que contém maiores detalhamentos sobre a formatação e diretrizes de organização. Os expositores contarão com suporte para pendurar os painéis que contenham cordão, dentro do horário programado.

Modelo do painel: https://daffy.ufs.br/uploads/tmp/1715882626-8-4586/Modelo_Banner_-_IX_ESEB_2024__1_.pdf
8- Regras de envio do trabalho completo:
● O trabalho completo deverá ser enviado no período de 28 de junho a 26 de julho de 2024 e deve trazer reflexões decorrentes de relatos de experiência ou resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, em nível de Iniciação Científica EM e Júnior, realizadas por pesquisadores(as) e/ou autores(as) estudantes da Educação Básica.
● Somente serão inseridos nos anais do evento, disponíveis posteriormente no site, os trabalhos completos apresentados no evento.
● Os trabalhos só poderão ser apresentados, durante o evento, por seus/suas respectivos(as) autores(as) ou coautores(as). Contudo, não é obrigatória a presença de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as), embora seja desejável. Um trabalho poderá ser apresentado por um(a) só autor(a) ou coautor(a).
● O trabalho deverá ser enviado uma única vez. Não serão aceitos pedidos de novo envio, troca de texto, modificação de autores(as). Gentileza verificar todas essas informações antes de efetuar a submissão do trabalho completo.
● Todos os trabalhos completos aprovados e apresentados serão publicados integralmente em meio virtual nos Anais do evento.
9- Estrutura do trabalho completo a ser enviado:
● O trabalho completo deve conter, no mínimo, 8 e, no máximo, 15 páginas, sendo redigido em português, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margem de página de 2 cm em todos os lados, justificado, margem de parágrafo 1,25 e sem dividir palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras grafadas em itálico.
● O trabalho completo deve ser estruturado da seguinte forma: título, resumo, palavras- chave, abstract, key-words, introdução, metodologia, desenvolvimento (com informações sobre resultados e discussão), conclusões e referências. Notas de rodapé são opcionais.
● O documento deve ser submetido em formato doc. ou docx.
● Título do trabalho completo deve conter a ideia precisa do conteúdo e, ser escrito em letras maiúsculas (tamanho 14), negrito e centralizado.
● A identificação (nome) dos autores deve aparecer na ordem correta de autoria, seguido da titulação, do nome da instituição a qual faz parte e do e-mail. O texto deve estar alinhado à direita.
● A identificação do eixo temático ao qual pertence o trabalho deve vir abaixo do(s) autor(es) e alinhado à esquerda.
● O resumo e o abstract devem conter, cada, de 100 a 200 palavras. Não deve ser redigido em primeira pessoa e deve incluir tema geral, objetivos, metodologia e principais conclusões.

● As palavras-chave e key-word devem ser, no mínimo, 3 e, no máximo, 5, nas duas línguas.

● As citações dentro do parágrafo devem estar escritas entre aspas e sem itálico.
● Transcrever as citações (com mais de três linhas) com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Times New Roman com tamanho 10, normal, e espaçamento simples.
● Agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé junto ao título. Eles não podem conter referências, diretas ou indiretas, à autoria.
● Elementos gráficos (tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos, desenhos e mapas) são permitidos, desde que numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Os elementos gráficos devem estar em formato original que permita edição, no corpo do texto.
● Imagens coloridas e em preto e branco, digitalizadas eletronicamente em .jpg com resolução e dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.
● As notas de rodapé são de caráter explicativo e devem ser evitadas. Utilizadas apenas como exceção, quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas terão numeração consecutiva, em arábicos, na ordem em que aparecem no texto e devem ser escritas com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificada.
● As referências devem aparecer em lista colocada ao final do trabalho completo, em ordem alfabética e cronológica. Devem seguir as normas da ABNT em vigor e devem ser completas, contendo, por exemplo, as páginas inicial e final de artigos e capítulos de livros, nomes dos tradutores de obras, cidade e editora de publicação de livros, etc. Os títulos de periódicos devem ser fornecidos por extenso e não abreviados.
● A redação dos artigos deve ser concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão.
Modelo do artigo: https://daffy.ufs.br/uploads/tmp/1715884235-8-7682/Modelo_para_artigo_-_IX_ESEB_2024__1_.docx

CERTIFICADOS:
 Certificado de participação geral no evento e certificado de apresentação de trabalho(s) são diferentes e acumuláveis, uma vez que se trata de dispositivos diferentes. Os certificados de participação geral no evento serão disponibilizados via SIGAA e os certificados de apresentação de trabalho(s) enviados por e-mail, ambos posteriormente à ocorrência do evento.
 Somente receberão os certificados:
a) de participação geral no evento - aqueles que tiverem no mínimo 75% de presença nas atividades;
b) de apresentação de trabalho(s) - para o(a) participante que apresentou seu trabalho no evento.

10- Cronograma

Inscrições de propostas de Minicursos e oficinas02 a 31/05/2024
Inscrições com apresentação de trabalhos
(Submissão de resumos)
02/05 a 10/06/2024
Avaliação dos trabalhos pela Comissão CientíficaAté 25/06/2024
Publicação da lista de trabalhos aprovados28/06/2024
Submissão de textos completos28/06 a 26/07/2024
Inscrições para participantes sem apresentação de trabalhosAté 20/08/2024

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof.a Dr.a Alessandra Pereira Gomes Machado (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Anézia Maria Fonsêca Barbosa (CODAP/PRODEMA/UFS)
Prof. Me. Carlos Rodolfo Sampaio (CODAP/UFS)
Prof.a Me. Éccia Alécia Barreto (CODAP/UFS)
Prof.a Me. Érica de Oliveira Jarske (CODAP/UFS)
Prof. Dr. Gilderman Silva Lázaro (CODAP/UFS)
Psic. Dr.a Helma de Melo Cardoso (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Josevânia Nunes Rabelo (CODAP/UFS)
Prof. Dr. Marcelo de Sant’Anna Primo (CODAP/PPGF/UFS)
Prof.a Me. Marcléia Elias Moura (CODAP/UFS)

Prof.a Dr.a Marília Menezes Nascimento Souza Carvalho (CODAP/UFS)

Prof.a Me. Mariza Alves Guimarães (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Thaís Fernanda Vicente Rabelo Maciel (CODAP/UFS)


Captura de tela 2024 05 13 093318  1
Atualizado em: Seg, 13 de maio de 2024, 09:42
Notícias UFS