Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

CONHECENDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CONTAGEM E IDENTIFICANDO A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Silvânia da Silva Costa

Ano de publicação: 2019

ISBN: 978-85-7247-866-3

Resumo: O presente artigo surge do Projeto "A evolução da contagem e a abordagem de História da Matemática na Educação Básica" que buscou identificar, por meio de pesquisa realizada com estudantes e profissionais da Universidade Federal de Sergipe - UFS, a abordagem da História da Matemática na Educação Básica além de promover uma socialização de conhecimentos sobre a evolução da contagem. As atividades realizadas neste projeto contemplaram questões inerentes ao processo evolutivo da representação de quantidades e buscou-se fazer com que os discentes envolvidos identificassem cronologicamente o surgimento dos primeiros números, reconhecendo no contexto social diferentes significados e representações numéricas, compreendendo a relação existente entre a evolução dos sistemas de numeração e a história da humanidade. Quanto à pesquisa, conseguimos traçar um perfil sobre o público pesquisado no que se diz respeito ao conhecimento sobre História da Matemática.

STABILITY OF THE INVERTED PENDULUM UNDER EXTERNAL FORCE ACTING ON THE PIVOT

Alan Almeida Santos / Robson Andrade de Jesus

Ano de publicação: 2017

ISBN: 0974-3243

Resumo: We consider the inverted pendulum with a control mechanism which can move the pivot of the pendulum horizontally. We assume the restoring force due to the control mechanism as a linear function of angular displacement (θ) and angular velocity (θ.) and make the complete investigation of the stability of the top vertical equilibrium according to the parameters of proportionality.