Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

LINGUÍSTICA APLICADA E O SULEAR: PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPANHOL

Antônio Carlos Silva Júnior / Doris Cristina Vicente da Silva Matos

ISBN: 2595-8569

Resumo: O presente trabalho, inserido dentro da área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo analisar propostas decoloniais para aulas de espanhol na Educação Básica brasileira, a partir de uma perspectiva suleada. Para a LA que defendemos, o processo de educação linguística precisa ser efetivado a partir do Sul e para o Sul, promovendo novas epistemologias e contemplando vozes outras, as dos povos subalternizados. Para tanto, faremos um panorama sobre como a LA contemporânea tem defendido um suleamento de sua agenda de pesquisa. Além disso, apresentaremos o modo como os critérios postulados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (BRASIL, 2018) de línguas estrangeiras e as três coleções aprovadas para o componente curricular língua espanhola contemplam as vozes do Sul.

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM: AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CODAP/UFS EM CENA

Urandi Rosa Novais

ISSN: 1519-8782

Resumo: O presente trabalho traz a campo o resultado das atividades de produção textual realizadas no Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Sergipe, realizadas pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, com o intuito de desenvolver as habilidades e competências de produção textual deles. Foi escolhido o gênero textual Reportagem, para que os alunos pudessem explorar os diversos elementos que englobam a produção de um gênero textual tão presente na vida cotidiana deles. O trabalho foi desenvolvido com realização de oficinas de escolha de temas, pesquisa e coleta de material, estudo dos elementos pragmáticos do texto, oficinas de produção, revisão e refacção textual, contribuindo na formação de sujeitos produtores e receptores de textos, com uma visão crítica e reflexiva acerca da produção textual.

PROJETO DE ENSINO: ENTRE LEITURAS E ESCRITAS - PORTUGUÊS PARA TODOS

Alessandra Pereira Gomes Machado / Marlucy Mary Gama Bispo

ISSN: 2236-7268

Resumo: As dificuldades em leitura e escrita interferem no desempenho escolar, levando à retenção e abandono. Ter um diagnóstico do nível de letramento linguístico de estudantes da educação básica é o primeiro passo para pensar em estratégias efetivas para atuar nessas dificuldades que interferem no desempenho escolar. Nesse entendimento, o objetivo deste projeto é desenvolver a avaliação diagnóstica e proporcionar práticas de letramento linguístico a estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap-UFS), com a proposta de diminuir a assimetria entre nível de letramento e escolaridade discente. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas, no turno oposto ao de aulas regulares, envolvendo graduandos dos cursos de Letras vernáculas e estrangeiras da UFS.