Projeto de Ensino e Extensão "Feira da Francofonia"
Coordenador do projeto
Ricardo Costa dos Santos
Professores Envolvidos
Adriano Ramos Silva
Alfredo Bezerra dos Santos
Anézia Maria Fonseca Barbosa
Andreza Santos Cruz Maynard
Antônio Carlos Silva Junior
Carlos Alberto Barreto
Carlos Rodolfo Sampaio
Clêane Oliveira dos Santos
Dagoberto De Oliveira Machado
Eccia Alecia Barreto De Jesus
Jailton de Jesus Costa
Jane dos Santos
Marcelo Oliveira Uchoa
Marcleia Elias Moura
Marcos Antônio Silva Pedroso
Maria Josefa de Menezes Almeida
Marília Menezes Nascimento
Mariza Alves Guimarães
Nemésio Augusto Álvares Silva
Rodrigo Belfort Gomes
Rodrigo Belfort Gomes
Saulo Henrique Souza Silva
Silaine Maria Borges
Silvânia da Silva Costa
A Feira da Francofonia/CODAP foi criada no ano de 2013, com o objetivo de divulgar a cultura em língua francesa e demonstrar a importância desse idioma na formação dos alunos da Escola Básica. Refutava-se, neste sentido, o discurso insipiente que decreta a morte da língua francesa. Vale ressaltar que o Colégio de Aplicação é a única escola do Estado de Sergipe a conservar o francês em sua grade curricular. Em 2014, a Feira da Francofonia/CODAP torna-se parte do calendário escolar do Colégio de Aplicação e ganha o nome da Prof.ª Isolina Maria Nery Tavares, homenagem à professora que muito fez pela disciplina língua francesa e pelo crescimento do colégio.
Com o intuito de vivenciar a cultura dos países francófonos, as turmas são divididas em países, através de um sorteio: 6°A França, 6°B Camarões, 7°A Martinica/ Guadalupe, 7°B Bélgica, 8°A Congo, 8°B Canadá, 9°A Madagascar e 9°B Suíça. Em cada edição da Feira é feito um novo sorteio para que outros países francófonos /ou aspectos da cultura sejam estudados. Em 2014 foram priorizados os países de língua francesa participantes da Copa do Mundo no Brasil.
Apesar do idioma francês ser o ponto de partida, professores de outras áreas contribuem com a atividade, pois envolvendo toda escola, pode-se explorar diversos aspectos do país em foco