O projeto “Desenvolvimento de um Kit Didático Utilizando Arduino e Lego Para Aprendizado de Grandezas Cinemáticas” dos alunos do Colégio de Aplicação da UFS recebeu dois prêmios na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu de 19 a 21 de março, em São Paulo. Orientados pelos professores de física André Oliveira Silva Jarske e Nemésio Augusto Álvares Silva, os estudantes Matheus Gomes de Santana e José Lucas de Jesus Santos receberam o prêmio Destaque por Estado e Menção Honrosa em física.
A FEBRACE, maior mostra de Ciências e Engenharia, contou com 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. A seleção dos finalistas envolveu mais de 72 mil estudantes de 27 unidades da federação, que submeteram seus projetos à FEBRACE, diretamente ou por meio de uma das 116 feiras afiliadas, segundo dados da organização da FEBRACE.
Veja o resumo do projeto:
O contexto do presente projeto é a atualização do ensino de física e de robótica na educação. O objetivo do projeto é fazer com que o ensino da física (cinética mais especificamente) se torne mais dinâmico, levando a uma aprendizagem mais fácil e mais prática. Neste projeto optou-se pela utilização das plataformas Arduino e LEGO, em conjunto, para a obtenção de valores como velocidade, comparando-as para observar se houve ou não variação das mesmas, além de, através de edições, definir o tipo de movimento (movimento uniforme, movimento uniformemente variado, entre outros). Este trabalho vem sendo desenvolvido há aproximadamente um ano, de forma que, atualmente, já é possível realizar medições de velocidades, compará-las e determinar um tipo de movimento referente aos dados das medições.
Acesse aqui e tenha mais informações na página oficial da FEBRACE.