Qua, 30 de outubro de 2019, 18:36

Estudantes do Colégio de Aplicação se preparam para Enem
Projeto Ecodap
Whatsapp image 2019 10 30 at 18.54.01

No domingo, dia 3 de novembro, estudantes de todo o país farão a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que abre portas para o ingresso no ensino superior. No Colégio de Aplicação (CODAP), esse momento às vésperas da realização do certame é marcado por uma revisão que, mais do que contribuir na preparação da estudantada, tem como objetivo servir como um momento de integração e trazer tranquilidade para grande dia.

Trata-se do ECODAP, iniciativa que conta com palestras de diversos temas ao longo do ano e que tem programação intensa entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro e que, após a realização da primeira etapa do exame, continua entre os dias 5 e 7 do próximo mês. Após toda a preparação em 2019 em que foram realizadas outras três edições bimestrais além da sala de aula, nessa reta final a palavra de ordem é autoconfiança – sentimento que deve ser fortalecido até a conclusão do Enem dia 10 de novembro.

“Os professores da casa sempre apoiam muito os alunos. Espero que o desempenho no Enem seja proveitoso a partir dos ensinamentos e que a prova não venha com surpresas”, avalia Otávio Luis, aluno do 3º ano A do CODAP. Na intenção de ingressar em algum curso na área da saúde, ele afirma que o ECODAP foi oportunidade ímpar para que alunos tivessem contato direto com questões do Enem e que por isso a expectativa de uma boa prova é grande. “Estou confiante”, assegura.

Esse trabalho de elevar a auto estima vem sendo reforçado durante todo o ano ano letivo. De acordo com Eccia Barreto, professora de língua portuguesa e facilitadora das palestras da tarde de quarta, dia 30, esse trabalho é fundamental não apenas para um bom desempenho nas provas objetivas do certame, mas também na famigerada redação.

“Sempre dissemos que não trabalhamos temáticas específicas, mas aprendemos a fazer redação e quando o aluno sabe a estrutura de um texto – qualquer que seja o gênero textual – ele vai poder falar sobre qualquer temática”, assegura a docente. Para viabilizar essa prática, foi criado o Projeto Oficinas de Redação, um programa de Extensão em que estudantes do 3º ano participam de atividades específicas no contraturno para uma melhor preparação textual ao lado de participantes da comunidade acadêmica e do público externo da UFS.

Yann Dias, aluno da graduação em Letras da UFS e residente no CODAP que atuou nas oficinas, explica que se trata de uma preparação exclusiva para o Enem e que a metodologia aborda não apenas um reforço nos conteúdos gramaticais, mas também trabalha com a prática da escrita com uma perspectiva mais individualizada de atendimento. “Com os residentes é possível suprir uma demanda maior e focar nas dificuldades próprias de cada aluno, enxergando as dificuldades e potencialidades de cada um”, garante.

PÚBLICO E DE QUALIDADE

Assim como o colega Otávio, a aluna do 3º ano B Clarisse Adriele reforça a importância do trabalho de preparação realizado pelo CODAP ao longo do ano. “Isso serviu para que não sentíssemos ansiedade e estivéssemos super preparados pro Enem”, destaca a estudante, para quem a atividade foi fundamental para que a confiança fosse construída até esse momento.

“Apresentar essas palestras contribui também para que se valorize ainda mais a educação pública do país e para que os estudantes do CODAP não buscassem outras formas privadas de reforço no ensino. Agora é hora de acreditar no nosso potencial e em tudo o que foi trabalhado”, analisa. O CODAP se destaca no desempenho entre as escolas Sergipe no exame e ficou na 24ª posição na prova objetiva do último ano do Enem, além da 4ª posição na redação de toda a rede de ensino estadual – pública e privada.

A programação do ECODAP segue na quinta dia 31 de outubro, e na sexta, dia 1 de novembro, com atividades de revisão e simulados em Linguagens e Códigos, bem como Ciências Humanas. Confira a programação completa com local e hora das atividades, inclusive a programação para a próxima semana, clicando aqui.

Whatsapp image 2019 07 16 at 10.09.00
Atualizado em: Qua, 30 de outubro de 2019, 18:55