A frase que dá título à matéria, quase sempre usada de forma pejorativa e depreciativa, ganha uma importante ressignificação em evento realizado pelo Colégio de Aplicação (CODAP/UFS). Durante todo o mês de novembro, diversas palestras, oficinas, exposições, sessões de cinema, apresentações artísticas e outras atividades irão enaltecer a produção cultural, científica e artística do povo negro no Brasil e no mundo, fortalecendo o debate em torno da luta contra o racismo no país.
Construído a partir de uma referência histórica pelo Movimento Negro, que toma o 20 de novembro - dia da morte de Zumbi dos Palmares - como o Dia da Consciência Negra, o amplo calendário de atividades tem como objetivo discutir caminhos de enfrentamento ao racismo entre os alunos, professores e servidores do CODAP, bem como ampliar essas discussões entre toda a comunidade acadêmica e público externo.
Será a oportunidade para discutir a herança dos ancestrais africanos trazidos à força para o continente americano, bem como a incessante luta por liberdade desse povo e, posteriormente, até os dias atuais, por direitos e equidade social.
Confira programação abaixo.
Thiago Leão*
Marcilio Costa (jornalista supervisor)
* Estudante de Jornalismo da UFS. Esta matéria foi desenvolvida como parte das atividades de Estágio Curricular Supervisionado do curso.