Qua, 20 de novembro de 2019, 17:36

De Olho na Mancha: evento debaterá impactos do óleo na costa sergipana
Últimas vagas disponíveis. Inscrições via Sigaa
Whatsapp image 2019 11 20 at 16.47.26

Com o objetivo de promover o debate sobre os impactos socioambientais na costa sergipana do vazamento de óleo que atingiu as praias nordestinas, será realizado na quinta, dia 21, o evento ‘De Olho na Mancha’, iniciativa do Colégio de Aplicação (Codap-UFS) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). As palestras, divididas nos turnos da manhã e da tarde, serão realizadas no auditório do Departamento de Computação (DCOMP), no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe.

De acordo com Eduardo Santos, professor de geografia do Codap e coordenador adjunto do evento, os debates irão propiciar uma visão multidisciplinar dos problemas gerados pelas manchas de óleo que desde agosto atingem as praias da região, bem como as ações empreendidas para minimizar os danos ocasionados pelo desastre ambiental. “Serão tratados temas como os impactos à biodiversidade, às comunidades tradicionais, como pesqueiras e quilombolas, bem como os riscos à saúde e medidas de precaução na manipulação desse material e as ações de combate ao óleo que se espalha”, destaca.

Na organização do debate, Eduardo e Jailton Costa, professor de geografia do Codap e dos programas de mestrado e doutorado do PRODEMA, reuniram um grupo de especialistas entre professores e pesquisadores da UFS e representantes do poder público para discutir as ações e soluções para lidar com o problema. Estão envolvidos ainda os Departamentos de Ecologia (DECO), de Química (DEQ) e de Medicina (DME), além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracaju (SEMA) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) pontuando as ações do poder público nesse caso. O projeto TAMAR também irá apresentar os danos e ações de preservação que envolvem a reprodução das tartarugas marinhas em Sergipe.

Para participação, foram disponibilizadas 120 vagas, sendo 100 para a comunidade acadêmica com prioridade para alunos do 1° ano do Codap e 20 para o público externo. As últimas vagas ainda estão disponíveis e as inscrições devem ser feitas via Sigaa. Confira programação completa e não perca!

DE OLHO NA MANCHA

Data: 21/11

Local: Auditório do Departamento de Computação (DCOMP)

9h: Apresentação Cultural

9h30 às 12h: Mesa redonda I

Prof. Dr. Adauto Ribeiro (DECO/UFS)

Prof. Dr. Alan Lemos (SEMA Aracaju)

Prof. Me. Ticiano Oliveira (PRODEMA/UFS)

Mediação: Prof. Dr. Roberto Rodrigues (DEQ/UFS)

14h às 17h: Mesa redonda II

Prof. Me. Ricardo Oliveira (PRODEMA/UFS)

Profa. Ma. Samira Daud (ADEMA/SE)

Wilton Pedro Almeida (DME/UFS)

Projeto TAMAR Sergipe

Mediação: Profa. Dra. Christiane Ramos Donato

Thiago Leão*

Marcilio Costa (jornalista supervisor)

* Estudante de Jornalismo da UFS. Esta matéria foi desenvolvida como parte das atividades de Estágio Curricular Supervisionado do curso.


Img 20191119 wa0022
Img 20191119 wa0024
Atualizado em: Qua, 20 de novembro de 2019, 17:42
Notícias UFS