Com a chegada do COVID-19, o Colégio de Aplicação entrou em quarentena acatando as determinações adotadas pelo Governo do Estado e pelo comitê de prevenção e redução de riscos da Universidade Federal de Sergipe e do Ministério da Saúde.
Porém, as atividades escolares não pararam! Os servidores do CODAP estão desenvolvendo atividades pedagógicas e administrativas de forma remota, seguindo as orientações dos órgãos públicos.
O isolamento domiciliar e as medidas de distanciamento social contribuem para desacelerar a proliferação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis. Veja medidas que podem contribuir com o seu bem-estar durante a quarentena.
O QUE FAZER ENQUANTO ESTÁ EM CASA?
Para você aluno e toda comunidade acadêmica, seguem algumas sugestões para sua rotina nos próximos dias.
Acesse AQUI as sugestões de rotina para a quarentena.
COMO MANTER A SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?
- Cuidado com o excesso de informação sobre o mesmo assunto estressante: isso pode aumentar a ansiedade, devido às incertezas e preocupações. Se perceber que esse excesso de informação lhe provoca algum tipo de desconforto, dê um tempo e veja ou faça outras coisas que lhe deem prazer. Filtre a quantidade e qualidade das informações e tente partilhar mais histórias positivas.
- Cuide do seu corpo: ter uma alimentação saudável, ingerir bastante água, praticar atividades físicas, dormir bem, manter uma boa higiene pessoal e fazer atividades relaxantes (como meditação e alongamento) auxiliam na produção de hormônios do bem-estar e no aumento da imunidade.
- Faça coisas que gosta: aproveite o tempo para ouvir músicas que gosta, ler os livros que estavam pendentes, assistir filmes e séries que você estava sem tempo, começar um novo hobby ou manter um que já gostava, mas fazia menos que desejava (como dançar, tocar um instrumento musical, cozinhar, etc.).
- Crie um diário da gratidão: seja individual ou em família, crie a rotina de escrever uma lista diária por coisas que é grato. A gratidão é associada à melhoria do bem-estar e da saúde mental, bem como à felicidade. Ainda que você não encontre muitas razões para agradecer, o fato de simplesmente estar parando para reparar já lhe fará sentir-se melhor.
- Aproveite para se organizar: ordenar uma rotina de estudos ou de limpeza da casa, fazer uma faxina para doar e/ou jogar o que não tem mais função para você, podem auxiliar a deixar o ambiente externo agradável e harmônico, o que tende a relaxar e ampliar a sensação de conforto e aconchego para quem está no lugar.
- Conecte-se com pessoas: aproveite o tempo e faça coisas que ocupam sua mente, trazendo à tona o bem-estar pela conversa sobre trabalho, estudos e sonhos e até mesmo por partilhar boas lembranças (como organizar as fotos da família ou planejar um futuro passeio).
- Reflita sobre a sua vida: Como você se sente neste momento, vivendo como vive? Como poderia se sentir ainda melhor? Do que você gosta? Do que você não gosta? O que você deseja experimentar em sua vida? Como você espera estar daqui a 20 anos? Que tal se conhecer melhor e a partir dos seus desejos começar a traçar planos de como atingir cada uma de suas metas numa data determinada (e coerente) por você?
- Não pare seu tratamento: é comum se sentir nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora nos sintomas neste período estressante.
- Peça ajuda se precisar: se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188).
LAVAGEM DAS MÃOS
A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao início e ao término de uma tarefa.
Quando lavar as mãos:
- No início do turno de estudo/trabalho;
- Depois de andar de transporte público;
- Depois de utilizar o banheiro;
- Antes e depois de contato com pessoas doentes;
- Após coçar ou assoar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro;
- Antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar;
- Após manusear quaisquer resíduos;
- Ao término da jornada de estudo/trabalho;
- Sempre que chegar em casa.
LEMBRETES:
- O uso de luvas não exclui a lavagem das mãos.
- Utilizar álcool gel 70º, caso não exista lavatório no local.
- Tem-se comprovado que a contagem de microrganismos sob as unhas e quando se está usando anéis, relógios e pulseiras é mais alta.
- Mantenha as unhas tão curtas quanto possível e remova todas as joias antes da lavagem das mãos.
Tem dúvidas sobre o novo coronavírus? Acesse a cartilha de informações ou o site do comitê de prevenção da UFS.