Caríssimos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio do CODAP/UFS Os professores do 3º ano, Direção e coordenadores de área, reuniram-se de forma online para tratar de um assunto muito importante: “A realização de atividades para vocês nesse período de isolamento social em preparação para o ENEM” e, fechamos a primeira atividade a ser feita. Ela será realizada em duas etapas e uma coisa é de fundamental importância para o sucesso dessa ação: O SEU ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO.
Segue agora o detalhamento das duas etapas dessa primeira atividade, sendo que a primeira etapa já inicia hoje (13 de abril):
1ª ETAPA – Estudo dos conteúdos
* Cada professor escolheu algum ou alguns conteúdos a serem estudados por um certo período de tempo, em preparação para um simulado online. São eles:
DISCIPLINAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS | CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS |
Língua Espanhola | Compreensão de diferentes gêneros de textos em espanhol: - Tema e objetivo central do texto; - Intenções comunicativas do texto; - Localização de determinadas ideias do texto. |
Língua Inglesa
|
Interpretação de texto. |
Língua Portuguesa
| - Vanguardas europeias;
- Funções da Linguagem. |
Educação Física
| - Atividade física, exercícios físicos e saúde;
- Aptidão física relacionada à saúde. |
Artes
|
- Arte Moderna |
DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS | CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS |
História |
Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa |
Geografia
| Peço-lhes que assistam vídeos no YOUTUBE sobre O PROCESSO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA (FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX), têm vários vídeos, procurem observar e anotar os acontecimentos que culminaram no processo de implantação da indústria no Brasil (já foi solicitado em outro momento para verem os filmes sobre Mauá e Coronel Delmiro Gouveia), agora acrescentem os períodos que compreendem os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e período Militar. |
Sociologia
| 1 - Notas sobre os fundamentos do capitalismo e a imaginação sociológica: Cultura e Política em Debate (Parte I) • Imaginação sociológica e o exercício da compreensão e análise dos fenômenos sociais; • Fenômenos Naturais e Fenômenos Sociais: Entre a experiência vivida e a elaborada: Capitalismo e Covid-19 como processos históricos. |
Filosofia
|
As origens da Filosofia e o pensamento antigo. |
DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA | CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS |
Física | 1. SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES; 2. TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES SI para USUAIS; 3. CONCEITO de VELOCIDADE e suas APLICAÇÕES; 4. CONCEITO de ACELERAÇÃO e suas APLICAÇÕES; 5. MOVIMENTO RETILÍNEO e UNIFORME |
Química
|
Cadeias carbônicas |
Biologia | Tema Geral: Ecologia Conteúdos específicos: - Níveis de organização dos seres vivos; - Habitat e Nicho ecológico; - Cadeias e teias alimentares; - Poluição nos ecossistemas (magnificação trófica). |
Matemática | - Razão; - Proporção; - Regra de três; - Porcentagem; - Função de 1º grau. |
* Cada professor irá escolher o meio a ser utilizado para orientar vocês nos estudos desses conteúdos em preparação para o simulado online. Siga com atenção essas orientações e acesse diariamente o SIGAA.
2ª ETAPA – Realização dos 4 simulados online
• Foram escolhidas 4 datas para realização dos simulados online:
a) Simulado de Redação (20 de abril das 14h às 18h)
b) Simulado de Linguagens e Códigos (23 de abril das 13h às 19h)
c) Simulado de Ciências Humanas (27 de abril das 13h às 19h)
d) Simulado de Ciências Exatas e Natureza (30 de abril das 13h às 19h)
• Os simulados online que constam em b), c) e d) serão de 20 questões, ficando 5 questões para cada disciplina;
• Cada simulado online será enviado pela coordenação do Projeto, via SIGAA em formato de PDF, e vocês terão o tempo determinado acima para enviar o resultado (Redação ou Gabarito). Enviaremos posteriormente as diretrizes sobre as maneiras de enviar o resultado;
• Cada gabarito será postado na manhã do dia seguinte a realização do simulado online e virão explicando cada questão de maneira que vocês possam saber por que aquele item é o correto e/ou o que faz cada um dos outros serem incorretos. O objetivo é que o gabarito seja também um momento de aprendizagem;
• Caso as aulas retornem ainda nesse período, manteremos esses simulados online já programados.
Professores participantes:
Andreza Santos Cruz Maynard (História);
Anézia Maria Fonseca Barbosa (Geografia);
Antônio Carlos Silva Júnior (Língua Espanhola);
Carlos Alberto Barreto (Coordenador do projeto de atividade pedagógicas para o 3º ano);
Carlos Rodolfo Sampaio (Biologia);
Christiane Ramos Donato (Direção);
Clêane Oliveira dos Santos (Coordenadora da Área de Ciências Humanas);
Eccia Alecia Barreto de Jesus (Língua Portuguesa e Coordenadora da Área de Ling. e Códigos);
Ewerthon Clauber de Jesus (Sociologia);
Isabella Oliveira Santana (Artes);
Marcelo de Sant’anna Alves Primo (Filosofia);
Mariza Alves Guimarães (Educação Física);
Nemésio Augusto Álvares Silva (Física e Coordenador da Área de Ciências Exatas e Natureza);
Ricardo Costa dos Santos (Língua Francesa);
Rigel Alves Rabelo de Oliveira (Matemática);
Rodrigo Belfort Gomes (Língua Inglesa);
Wesley Faria Gomes (Química);
Texto elaborado por:
Prof. Carlos Alberto Barreto
Coordenador do projeto de atividade pedagógicas para o 3º ano do Ensino Médio